O blogueiro

Fabrício Vitorino é meu nome, e não saberia dizer por onde começou meu interesse pela Rússia e Leste Europeu em geral. Sou mestre e doutorando pela USP em língua e literatura russa, formado em Jornalismo pela UFF e Letras Português-Russo pela UFRJ, com especialização na MGU de Moscou e quase-quase – por uma monografia! – formado em Cinema, pela mesma UFF. Sou também professor de Língua, Literatura e Cultura Russa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aqui estão meu LinkedIn e meu Lattes.

Trabalho como jornalista – escrevendo ou não, e sobre todos os assuntos – em alguns lugares, e isso já tem quase duas décadas… Atualmente, sou editor-chefe do TechTudo, portal de tecnologia da Globo.com. Sou também um viajante quase profissional e trago na memória cada uma das mais de 150 cidades nos 31 países por onde passei. Sempre que posso, estou em um avião, ônibus, trem, carro, bicicleta ou sei lá o quê. Invariavelmente, esses tours acabam ou em Moscou (ou bem perto).

Sinta-se convidado a papear comigo, pelos comentários (que respondo sempre e rápido), pelo email falandorusso@gmail.com, ou pelo twitter @falandorusso, onde o papo é só ‘russosfera’ e, além dos posts do blog, tem uma vasta seleção de fontes de notícias russas. Tem também o twitter @fabyuri, onde você pode seguir minhas viagens – reais ou imaginárias, sobre Rússia ou não.

PS.: Em tempo, este blog encontra-se vivo por aparelhos. Há algum tempo, me falta…tempo para pesquisar, escrever e postar, com a qualidade que deveria e mereceria. Assim como a fanpage no Facebook e os twitters. Mas estou sempre planejando uma volta para breve.