Aos 97 anos, morre autor dos hinos soviético e russo

Uma das figuras mais importantes na história da cultura russa e soviética, Sergei Mikhailovich Mikhalkov morreu, aos 97 anos, em uma clínica de Moscou. Para se ter uma ideia de sua importância, Mikhalkov (se pronuncia ‘mirralkóv’) é o autor do texto do hino da União Soviética, de sua correção para suprimir o nome de Stalin em 1977, e também do hino da Rússia, em 2000, além de ter sido um relevante correspondente durante a II Guerra Mundial – conhecida na Rússia como ‘Grande Guerra Pátria’.

Curiosamente, Mikhalkov uma vez, em uma entrevista, lembrou que já teve três nacionalidades: nasceu no Império Russo, em 1913, foi soviético e se tornou russo. Recebeu praticamente todas as medalhas, prêmios e ordens possíveis para um cidadão soviético, e, posteriormente, russo: Heroi do Trabalho Soviético, Prêmio Lenin, Prêmio Stalin, Acadêmia de Educação Russa, deputado da alta câmara da União Soviética e, em 2008, se tornou cavalheiro da ordem São Andrei Pervozvanii, a ordem máxima da Federação Russa.

Foi ainda autor de inúmeros cenários de filmes populares, como ‘Pena’, ‘Bolshoe Kosmicheskoe Putieshestve’ e de desenhos animados, como ‘V Afrike Zharko’, ‘Zaika zaznaika’ e ‘Dyadya Stepa’, baseado em seu poema mais conhecido. Também era autor de livros infantis, crônicas e muito conhecido na Rússia por sempre trazer uma abordagem humana de assuntos polêmicos – como o Nobel a Solzhenitsin e, recentemente, a queda da União Soviética – em seus textos.

Sobre os hinos, ele costumava dizer: ‘Precisa de um? Me procura. Eles estão todos comigo.’

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Muito prazer, sou ‘encouraçado potyomkin’

Grigorii Aleksandrovich Potyomkin (geralmente, de acordo com o dialeto de Moscou, se pronuncia 'Patyomkin') foi um nobre russo, príncipe de...

Fechar