Apagão põe Brasil no noticiário da Rússia

0
588
views

Uma das seções que mais gosto nos jornais, após um evento histórico (catastrófico ou não), é a parte da repercussão internacional. Estão sempre lá o ‘Clarín’, ‘Der Spiegel’, ‘Times’, ‘El Diário’, ‘Le Monde’ e etc. mas nunca tem nada de Japão, Rússia, China e afins, como se fossem menos importantes ou não dessem atenção pra nós aqui. Imagino que seja apenas um problema técnico: não há quem traduza ou clipe esses jornais a tempo pros principais telejornais.

Bom, no caso desse bizarro apagão – e em muitos outros – eu deixo aqui o registro: o apagão no Brasil foi e é notícia nos sites e jornais da Rùssia. Afinal, não podia ser diferente. Imaginem se fosse o contrário. Um país gigante bizarramente às escuras por um erro que não se sabe qual não se sabe onde aconteceu.

O fato é que quase todo mundo citou o Brasil como ‘futura sede da Copa’ ou ‘futura cidade olímpica’ (no caso do Rio de Janeiro), para ilustrar a força do problema. E dos problemas pelos quais passa o Brasil, mas que, sob essa maquiagem, ficam parecendo menores do que realmente são.

O ‘Lenta.ru’ diz que ‘Brasil sofre com queda de energia’, onde faz um relato inicial da situação, explicando as cidades atingidas e os possíveis motivos. Já o ‘Newsru.com’ mancheta ‘Brasil sofre com queda de energia e blecaute afeta 1/4 da população’. o ‘Gazeta.ru’ mancheta ‘No Brasil luz branca não é vista’, mais poética que seus concorrentes. É um dos que cita, no lide, o Rio como futura cidade olímpica. Já o ‘Vzgliad’ estampa uma declaração do ministro Édison Lobão: ‘O motivo da queda de energia foi uma tempestade’.

Photobucket
News.ru

Gazeta
Vzgliad

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.