Apagão põe Brasil no noticiário da Rússia

0
38
views

Uma das seções que mais gosto nos jornais, após um evento histórico (catastrófico ou não), é a parte da repercussão internacional. Estão sempre lá o ‘Clarín’, ‘Der Spiegel’, ‘Times’, ‘El Diário’, ‘Le Monde’ e etc. mas nunca tem nada de Japão, Rússia, China e afins, como se fossem menos importantes ou não dessem atenção pra nós aqui. Imagino que seja apenas um problema técnico: não há quem traduza ou clipe esses jornais a tempo pros principais telejornais.

Bom, no caso desse bizarro apagão – e em muitos outros – eu deixo aqui o registro: o apagão no Brasil foi e é notícia nos sites e jornais da Rùssia. Afinal, não podia ser diferente. Imaginem se fosse o contrário. Um país gigante bizarramente às escuras por um erro que não se sabe qual não se sabe onde aconteceu.

O fato é que quase todo mundo citou o Brasil como ‘futura sede da Copa’ ou ‘futura cidade olímpica’ (no caso do Rio de Janeiro), para ilustrar a força do problema. E dos problemas pelos quais passa o Brasil, mas que, sob essa maquiagem, ficam parecendo menores do que realmente são.

O ‘Lenta.ru’ diz que ‘Brasil sofre com queda de energia’, onde faz um relato inicial da situação, explicando as cidades atingidas e os possíveis motivos. Já o ‘Newsru.com’ mancheta ‘Brasil sofre com queda de energia e blecaute afeta 1/4 da população’. o ‘Gazeta.ru’ mancheta ‘No Brasil luz branca não é vista’, mais poética que seus concorrentes. É um dos que cita, no lide, o Rio como futura cidade olímpica. Já o ‘Vzgliad’ estampa uma declaração do ministro Édison Lobão: ‘O motivo da queda de energia foi uma tempestade’.

Photobucket
News.ru

Gazeta
Vzgliad

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here