Após 10 anos, paz na República da Chechênia

0
1060
views

Hoje, a Chechênia foi declarada zona livre de terrorismo pelo Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia (NKA). O pequeno país do Cáucaso estava sob operação militar desde agosto de 1999, após um ataque de separatistas chechenos contra a República do Daguestão, ainda sob o governo de Boris Yeltzin, numa sangrenta batalha que matou milhares de militares, civis e terroristas. A ação militar desencadeada desde então ficou conhecida como ‘Segunda Guerra da Chechênia’

Agora, sai de cena o exército, cujo contingente na região é de 20.000 soldados, e entram em ação as forças policiais normais, os serviços secretos de segurança e as agências de inteligência, coordenados pela FSB (Serviço de Segurança Federal, que substituiu a antiga KGB) em ações muito mais elaboradas e, possivelmente, com menos vítimas.

A mudança do status da ex-república rebelde se deve muito ao presidente Ramzan Kadyrov, que acabou com os incentivos aos separatistas – que se aproveitaram da ajuda exterior de grupos terroristas para promover ações violentas por todo o país. A eles são atribuidos ataques como o sequestro de um teatro em Moscou e a invasão a uma escola em Beslan, que deixou centenas de crianças mortas.

‘A partir de hoje o combate o terrorismo na Chechênia, se for necessário, será realizado de acordo com as mesmas regras que regem e compõem a Federação da Rússia’, diz o comunicado da NKA, emitido pelo diretor Alexander Bortniko, sob ordens diretas do presidente Dimitri Medvedev.

Agora, o dia 16 de abril, data na qual também é celebrado o ‘Dia da Língua Chechena’, será feriado nacional na república e será lembrado todos os anos. ‘Nossos habitantes esperaram essa resolução por 10 anos. Em todas as cidades da Chechênia, hoje é dia de sair às ruas e passear. É um dia para ser lembrado para sempre’, disse Kadyrov ao site ‘Kavkazweb.net’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.