Aula de sambo com o Bope russo. Mas… Sambo?

Dentre as pérolas da TV Russa, tem um programa que sempre me chama atenção. Chama-se Всё включено (Tudo incluído). Tem pouco menos de 1 ano e mostra uns malucos mostrando os bastidores de futebol, esportes radicais e, eventualmente, lutas, autodefesa e tal…

No último programa, Ivan Lebedev visitou o ОМОН (Omon) (отряд милиции особого назначения – tropa da milícia para eventos especiais). Algo como o Bope de lá. O apresentador conversou com os policiais, que aproveitaram para ensinar uns truques para o pobre profissional

O jornalista começa dizendo que foi convidado para o treino e lhe disseram: seu trabalho é ficar paradinho. Então, os Omon invadem a sala e o ‘rendem’.

No bloco seguinte, os policiais o ensinam a lutar e se defender de ataques com faca. Mas o filé mesmo, que vai ensinar uma coisa pra gente, é o momento que eles dão uma aula de Самбо (Sambo – самооборона без оружия), em bom português, autodefesa sem armas.

Trata-se da arte marcial soviética mais popular no mundo. Foi criada no fim da década de 30, utilizando uma série de golpes de outras consagradas lutas. Chegou até mesmo a ser esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

No vídeo, os encapuzados do Bope russo dão umas aulinhas. Dá uma espiada.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Uma resposta para “Aula de sambo com o Bope russo. Mas… Sambo?”

  1. Sanches disse:

    Eu sempre quis pratica-la. No Rio de Janeiro reza a lenda que tem treinos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Слово: o jornal em russo para portugueses

Em toda viagem que faço, tenho a mania de procurar jornais da comunidade russa. Sei que é meio louco, mas...

Fechar