Cabeça na areia, não!

Ontem foi dia de um avestruz protestar em Moscou. Vivo dizendo aqui, adoro os protestos na Rússia. Apesar de bizarros, eles conseguem chamar sempre a atenção da população para seus problemas e provocar risadas até nos sisudos apresentadores de telejornais.

Desta vez, cerca de 500 ativistas do grupo ‘Rossia molodaya’ (jovem Rússia) se reuniram na praça Novokuznetsk – tradicional ponto de manifestações da capital – para exigir a legalização dos órgãos estudantis nas instituições de ensino superior do país. E levaram junto um avestruz, vivo! Tudo isso para exigir que os políticos não ‘enfiassem a cabeça na areia’ para o problema’…

E o bicho ainda ganhou uma placa, onde se lê ‘chinovnik’ – algo entre burocrata e servidor. Tudo isso para ajudar a convencer os políticos a aprovar a lei que equipara os órgãos estudantis aos sindicatos de classe do país.

A causa dos estudantes é justa. Suas organizações não possuem qualquer status jurídico e não podem atuar junto aos estudantes para resolver problemas burocráticos, alocar alunos em empregos, ajudar nos alojamentos e eventos culturais, lutar contra falta de qualidade no ensino, corrupção nas universidades e abrigo ilegal de migrantes nos campi. São muitos os problemas dos universitários, mas da forma que está, nada é resolvido e a baderna vai tomando conta dos VUZ (Vysche uchebnoe zavedenie – instituições de ensino superior), como são conhecidas as universidades por lá.

Situação parecida com a nossa, talvez.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Jornal é alvo de ‘nashistas’ religiosos

Ontem, o jornal <<Novaya Gazeta>> foi alvo de protestos de religiosos do grupo <<Nashi>> (nossos). Isso ocorre após a publicação...

Fechar