Cadê o Estado na web?

0
91
views

A internet na Rússia não engana nem o presidente russo, Dimitri Medvedev. Durante exposição de um projeto para botar o país no mundo virtual, do conselho para o desenvolvimento da informação social, o líder ouviu, olhou, testou, leu e, por fim, após horas de falação, resumiu: “Em nosso país não há qualquer presença do estado no mundo virtual. Este projeto é uma ‘quimera'”. Ou seja, melhorar ou desenvolver algo que não existe é uma ilusão, um sonho.

De fato, os serviços não estão disponíveis online. Consultas não podem ser feitas, andamento de processos, muito menos. Praticamente nada pode ser checado de casa, de seu computador. Imagine viver sem saber de seu imposto de renda online? Ou multas de trânsito, impostos, andamento de processos, resultado de vestibular… Há raríssimos casos que contrariam o padrão, claro. Mas a regra é: ou “ligue ou vá até lá”.

O projeto de um portal estatal – e outros municipais – previa a subida no primeiro dia útil de 2009. Até agora, nada… E a bronca Medvedev foi ainda maior: “Já estamos atrasados. Quanto mais demorarmos, mais para trás vamos ficar”, disse. E tem razão: de acordo com o ranking do Fórum Econômico Mundial de países mais preparados para o mundo digital, a Rússia ocupa o 72o lugar. Para se ter uma noção, o Brasil fica em 52o. Na liderança, é claro, são os EUA.

Enquanto isso, Medvedev, blogueiro assumido, ainda tem que enfrentar a falta de lei na “runet” e o impressionante crescimento dos crimes virtuais por lá. Naturalmente, se o campo fosse mais promissor, muitos gênios não seriam perdidos para a tentadora idéia do “dinheiro fácil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here