Por que na Rússia os carros tem câmera? Explicando o BBB nas estradas de lá

21
91
views

Meteorito? Acidente? Flagra bizarro? Afinal, você sabe por que nos carros russos sempre tem uma câmera filmando tudo? Como funciona esse “Big Brother” nas estradas por lá?

Exemplo de câmera em carro na Rússia

Bom, muita gente tenta explicar de várias maneiras. “Russos são maníacos”, “adoram aparecer”, “corrupção policial”, “fetiche”, “excesso de grana” e por aí vai. Todas são explicações, em parte, válidas. (Olha um exemplo de site que vende câmeras para carros aqui, só de curiosidade…)

Mas o fato é que a corrupção é a grande motivação para esse novo fetiche. Eu já tinha uma noção disso, tenho alguns amigos que filmam tudo no carro, mas em papo com o Grisha Telingater, jornalista e parceiro, ficou tudo preto no branco.

Os tribunais russos NÃO funcionam, de uma forma que surpreende até brasileiros, acostumadíssimos com a corrupção. Acho que isso é claro para todos. Então, se você se envolver em um acidente, o mais provável é que a parte mais bem relacionada – e que pagar melhor – ganhe a parada.

MAS se você tiver a prova do crime, em vídeo, a corrupção fica mais difícil. Não impossível, já que você também pode perder ou ver seu processo afundar na burocracia. Aí, mesmo com razão, você pode ter que pagar para levar – mesmo tendo vencido o imbróglio.

Aí, de uns anos para cá, nasceu essa nova necessidade, a de filmar tudo. Notem, porém, que isso não é uma regra. Segundo o Telingater, coisa de 5% dos carros na Rússia tem câmeras instaladas. Ainda é muito pouco. Mas o volume de bizarrices que acontece por lá é tamanho que uma simples busca no YouTube revela centenas, senão milhares, de vídeos inacreditáveis.

“Tivemos muitos casos de políticos ou pessoas importantes envolvidas em acidentes e depois escapando dos tribunais”, diz o russo. Agora, ao que parece, a moda está se tornando praticamente obrigatória. E aí veio a nova lei, que proíbe câmeras na parte externa dos veículos – apenas no interior são permitidas. Coisa que, aliás, ninguém entende. Mas em se tratando de Rússia…

Outro fato que é muito levantado é a corrupção policial. Mas isso já é mais difícil pegar nos dias de hoje. Praticamente todos os carros de agentes da lei contam com o dispositivo, e os mesmos já sabem como “malandrar” e não cair nas pegadinhas. Outra nuance é que, dificilmente, as câmeras filmam as laterais dos veículos, onde estão as janelas – e onde ocorrem os achaques. Ou seja, pegar uma corrupção policial, só o se o agente estiver embriagado (o que acontece MUITO) ou for realmente muito burro. Na Internet existem muitos canais com vídeos de vacilos de policiais, como esse, por exemplo.

Ou seja, filmando tudo o que acontece, mesmo se você não ganhar na Justiça, pode faturar alguns bons dólares se o vídeo bombar no YouTube, RuTube e redes sociais. Já que a chance de você gravar alguma bizarreira rodando nas estradas russas é gigante. Desde um acidente incrível do qual uma pessoa sobreviveu miraculosamente até um meteorito explodindo sobre uma cidade. Aliás, você pode ver dezenas de vídeos do meteorito aqui.

Agora, dá para dizer que a Rússia não é fascinante?

21 COMENTÁRIOS

  1. Aqui no Brasil, se todo carro tivesse câmera, a Polícia Rodoviária seria extinta porque, o que tem de policiais que recebem suborno, é igual às câmeras nos carros russos. Infelizmente, o brasileiro é corruptível. Mesmo os que deveriam dar exemplo de honestidade.

    • Boas Francisco,
      Só para te lembrar que, no caso, a Rússia é pelo menos 3x pior que o Brasil em corrupção, se levar em conta os níveis oficiais. Mas, na verdade, lá é MUITO pior do que o Brasil. Vc não tem noção…
      No mais, obrigado pela visita e pelo comentário!
      Fabricio

  2. Olá Fabrício!

    Li essa questão das câmeras nos carros russos quando houve a notícia dos meteoritos e achei muito estranho, bom post para esclarecer!

    Conheci seu blog procurando dicas para a Rússia (aliás, ótimo, parabéns!), e queria te pedir uma opinião: estou pensando em ir para lá em agosto, ficar 5 dias em Moscou, 5 dias em São Petersburgo e 4 dias em algum outro lugar. Esse outro lugar que queria dicas! Pensei em algum tour legal próximo, alguma cidade próxima, sei lá!

    Obrigada! 🙂

    Gabriela

  3. Eita, seu Fabrício!
    Achei que você tinha sido sequestrado no Daguestão por alguma milícia islâmica! Nunca mais apareceu, hehehe. Falando sério, vão sair os posts sobre Khabarovsk e Vladivostok? Estou no aguardo há meses…
    Abraço,
    Felipe

  4. Bom dia, Fabrício

    Parabéns pelo trabalho. Suas informações são claras e ajuda – bastante – quem esta indo para Moscou pela primeira vez, como e o meu caso. Estarei na cidade de 18 a 26 de abril e gostaria de fazer algumas perguntas.

    CHEGADA E SAIDA

    Li em alguns lugares que o controle de imigração pode ser bem bagunçado tanto na entrada como na saída. Verdade que ninguém respeita as filas? Se for, como devo proceder? Entro na bagunça do empurra-empurra ou me mantenho mais comportado? Chegarei as 16h10min e contratei um transfer com motorista que fala português. Já a minha saída de Moscou será 6h35min da manha (o check-in fecha 5h45min). A que horas da madrugada você me recomenda chegar ao Domodedovo?

    CLIMA

    Embora o mês de abril não seja o melhor de todos para o turismo (você elege o de maio), ele também não esta entre os piores (informacao colhida em seu blog). Costuma ser muito chuvoso? Existe mesmo o degelo que dificulta as caminhadas?

    LOCALIZACAO E TRANSPORTE

    Ficarei no Mercure Arbat Moscow. Segundo consta no site do próprio hotel a distancia, a pé, ate a Praca Vermelha eh de 4 km, e a estação mais próxima (300m) eh a Smolenskaya (Linhas 3 e 4, azul claro e escuro, respectivamente). Sobre os bilhetes de metro, qual você recomenda? Gosto muito de andar, costumo cobrir de 10 a 15 km diários a pé nas viagens que faço, logo, caminhar não eh problema.

    ROTEIROS
    Procurei em seu blog os roteiros que você anunciou que iria postar. Me interessei pelo o de 5 dias, mas não encontrei. Se puder, por favor, me conte onde posso encontra-lo.

    E isso ai, Fabrício.
    Muito, mas muito obrigado mesmo pela atenção.

    • Boas Luiz,
      Valeu pelos elogios.

      O controle de imigração tende a ser normal. Em horas de pico, tem filas, eu nunca vi virar balbúrdia. Tem filas, bonitinho. O que não quer dizer que não possa ter. Mas acho exagero. Se tiver empurra-empurra em Nova York, o que vc faz: empurra ou fica de boa? Em Moscou, proceda da mesma forma…
      Seu avião sai de Moscou 6h35? O voo é internacional, então, a regra internacional para check-ins internacionais é 3 horas de antecedência. Então, sigamos a regra!

      Abril pode ser chatinho, certamente é frio, mas não tão frio. A vida ainda é barata e vc ainda pode se dar a alguns luxos. Mas é preciso ver os horários de parques, museus e afins. Pode ter neve também, amanhece um pouco tarde e anoitece meio cedo. Chuva, acho que não, depende. Eu acho abril bem gostoso, desde que não aconteça um cataclisma e neve 40cm…

      O Mercure Arbat é ótimo, fiquei lá. Dá para andar, mas no frio é meio chato. Tem tb o ar de Moscou, que é bem sujo, e a sujeira das próprias ruas, ainda mais se estiver tudo úmido e com neve. Compra o bilhete de 20, se vc vai ficar 7 dias e andar 4 x de metrô, ele dura cinco dias. Aí vc compra outro de 10 ou 5. Mas faz tua média…

      Então, os roteiros de dias acabaram não rolando. De qq forma, tente listar as coisas que vc quer ver por lá. Aí, se vc quiser, me manda que eu te dou umas dicas de tempo e tal.

      Abração!

      Fab

  5. Estou prepando uma viagem para moscou,st.petesburgo e Murmansk total de uns 20 dias, voce poderia me dar umas dicas de como gastar pouco e curtir muito

  6. as cameras sao, inicialmente a intencao, e pra tentar identicar a culpa em caso de acidentes de carro, uma vez que na russia quando ocorre um acidente ninguem pode tocar nos carros ou seque move-lo para facilitar o transito ..fica tudo parado ate a policia chegar e fazer o relatorio.

  7. Olá, sempre assisto os “Car Crash Compilation” e tenho uma dúvida: Quase toda batida que acontece e que possui áudio o motorista fala algo parecido com “BALLIAT” tenho muita curiosidade em saber o que poderia significar em português. Será que alguém consegue explicar?

    • Boas Túlio,
      Todo mundo fala, nessa hora, блять, blyad’, que é aquele palavrão que vc fala quando batem no seu carro ou pisam forte no seu pé… =)))
      Ao pé da letra, é uma das formas mais baixas de se falar ‘puta’, mas serve em qualquer ocasião. Como o fuck no inglês e o porra/caralho em português.
      Para soar ‘baliat’, é tipo uma ênfase: o sujeito fala meio soletrado.
      Abração!

    • Boas Miguel,
      Obrigado pelo comentário.
      Rapaz, eu tou pra fazer um megaespecial sobre capoeira pelas bandas de lá há séculos, mas cadê tempo???
      Tenho ótimos contatos por todo o país, além de Ucrânia e Bielorrússia. Fiquei amigo também de um grupo de capoeira de Vladivostok, quando estive lá. E te asseguro: eu vi capoeira por praticamente todas as grandes cidades da Federação.
      Agora, muito legal essa dica sobre Baku. Juro que vou tentar fazer essa coletânea!
      Obrigadão!

  8. Olá Fabrício. Gostei muito da matéria. Tenho muito interesse em usar uma câmera dessas. Já comprei uma pelo eBay, mas ela, assim como todas as outras que encontrei, é de fabricação chinesa e só funcionou por 5 dias. Será que você saberia indicar uma marca/modelo de boa qualidade?

  9. Olá…
    Estou de viagem marcada para maio.. e vou visitar uma amiga que mora em AZOV. Qual o aeroporto mais próximo e qual a cia aerea?
    Muito grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here