Choque de Ordem tranforma Moscou em ‘Cidade Limpa’

2
77
views

Moscou vinha se escondendo, como a maioria das capitais e cidades grandes da Rússia. Se escondendo atrás de propagandas – em russo, reklama -, outdoors, banners, peças e tantas outras traquitanas publicitárias ilimitadas. Era por todo lado: no centro, em paredes, no metrô, na rua, no alto, embaixo, no lado… Mas uma iniciativa interessante de Sergei Sobyanin resolveu a parada.

O ‘milagre‘ aconteceu, literalmente, da noite para o dia. Da noite de 26 de agosto para a manhã do dia 27. Eu venho acompanhando os comentários nos blogs e, claro, só há uma coisa a se dizer: voltamos aos tempos da União Soviética. E isso pode ser uma crítica ou um elogio. Um elogio na medida em que tudo volta a ser limpo, claro, com as fachadas dos prédios, tudo lá, sem poluição visual, sem excesso de informações, cores e números. Para a cidade, é uma maravilha. Parece que o ar volta a circular e, mesmo uma cidade cinza, como Moscou, fica mais bonita.

E pode ser uma crítica, se levar em consideração que o prefeito passou por cima de todas as empresas de publicidade, que conseguiram suas autorizações (sabe-se lá como) de forma “legal”. Ignorou a Justiça, mandou um batalhão de trabalhadores e, em algumas horas, toneladas de publicidades foram para o lixo. As agências, lógico, vão para o tribunal. Mas a gente sabe como funcionam as coisas por lá. Se o poder tirou, não vai ser o tribunal que vai mandar voltar…

E a gente conhece bem essa atitude, no RJ e SP, com o Choque de Ordem e o Lei Cidade Limpa, respectivamente. E alguém, mesmo os que criticaram antes, ousa dizer hoje que as cidades não estão mais bonitas?

Moscou ainda com as propagandas / Iliya Varlmamov

Moscou limpa das propagandas / Iliya Varlamov

Clique aqui e veja, rua por rua, como ficou a capital russa depois da limpeza.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fabrício!

    Entendo o lado dos publicitários, mas também entendo o lado da população. Não adianta sacrificar uma sociedade toda por conta de um classe, e na minha opinião, o bem-estar deve ficar acima do dinheiro.

    Não é à toa que SPB é muito mais bonita que MSK. Além da arquitetura, a poluição visual de Moscou não ajudava em nada a melhorar a situação.

    Só uma observação que faço: a publicidade nas fachadas em reforma não é de toda má, apesar da solução que vi em alguns lugares ser melhor: colocar um banner que demonstra como ficará o prédio depois da reforma.

  2. Acho Moscou mágica e sou um apaixonado pelo idioma russo.
    Gostaria de saber como adquirir alguns folhetos em russo com pronúncia para que eu pudesse tentar aprender o idioma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here