Convite para novo curso de russo no RJ

21
206
views

Como vira e mexe recebo ou propostas para dar ajuda com língua russa – nem digo aulas para não soar prepotente – ou pedidos de indicação de cursos, aqui vai a dica. A amiga Olga Elfimova, que foi minha caloura na UFRJ – Letras – Português/Russo – e também aluna do meu mestre, o professor Alberto, parece que está abrindo um curso em Copacabana, Zona Sul.

Imagino que tudo seja de excelente qualidade por dois motivos. O primeiro é simples: parecem ter, de alguma forma, o respaldo da MGU – onde também estudei e sei que levam a sério o ensino da ‘grande e poderosa’ língua. Segundo, imagino que a mãe da Olga, Tatiana, esteja trabalhando junto. A sra. Elfimova é guia experiente para turistas, sabe muito de idioma e é uma das poucas por aqui que levam a sério o trabalho com russos. Seria uma dupla peso-pesado para ensinar todo mundo a falar ‘skavurska’ sem a falcatrolagem que vejo nos cursinhos por aí.

Ah, nem preciso dizer né. Pelo nome, vocês já viram que a turma aí é da terra… Quem tiver mais info, é só contar nos comentários.


Queridos Amigos!

Estou convidando vocês para se inscrever no curso de russo que vai abrir dia 2 de agosto, em Copacabana!

A excelente noticia é que esse curso tem convênio direto com a Universidade de Moscou (MGU),  a melhor e mais antiga da Rússia, o material didático é todo enviado de Moscou e no final do curso os alunos recebem Certificado de MGU.

Mensalidade: 100,00

Horários: 16:00 – 21:00 (2 horas semanais)

Professores russos e graduados em Letras

Para maiores informações ligar para (21) 81023601

Bjos, Olga

NOTA: Pessoal, esse curso, ao que me parece, já fechou (o post é de julho de 2010). Quem quiser mais info sobre aulas de russo no RJ, entre em contato com a Olga Elfimova nos telefones 81023601 ou 71606260. E não esqueça de mencionar o blog Falando Russo, do Fabrício Vitorino.

 

21 COMENTÁRIOS

  1. Quanto tempo dura a faculdade de letras portugues/russo? Adoro a língua e estava pensando em fazer um curso, vi que existe um curso na ufrj de graça com duração de 2 anos, mas pensei, se vou fazer um curso na UFRJ, melhor entrar logo na faculdade português/russo, não acha?? Para entrar, existe algum pré-requisito, digo, precisa já saber falar russo? E o que se estuda lá, a cultura, literatura russa? Estou perguntando pois sou formada em inglês por curso e na faculdade sei que se estuda a cultura inglesa em si. Você poderia me ajudar? Muito Obrigada!!

    • Oi Carolina, tudo bem?
      A faculdade de Letras, hab. Português-Russo, dura 4 anos aqui na UFRJ. E esse é o tempo do curso de Letras. Talvez vc esteja se referindo ao CLAC, com curso de 2 anos. Veja bem, são objetivos diferentes: no CLAC vc vai ter uma visão objetiva da língua, instrumental, como a gente diz. Vai aprender a falar, entender, enfim, se comunicar. Não digo superficial, mas prática.
      Numa faculdade de Letras, por outro lado, qualquer que seja sua habilitação, você vai estudar a língua, os fenômenos linguísticos, a literatura, o contexto gramatical, enfim, um estudo muito mais aprofundado.
      Para a faculdade de Russo, especificamente, não há pré-requisito. Não precisa saber a língua. Caso vc realmente tenha interesse, vai aprender a falar, ler e muito bem por lá. Mas da mesma forma que há engenheiros e médicos que se formam sem saber nada, também existem profissionais formados em letras que são incapazes de falar a língua estudada…
      Acho que é isso. Faltou alguma coisa?
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

    • boas marcelo,
      para saber, só ligando para o telefone no post. o curso é tocado por uma amiga minha, olga. eu mesmo não tenho nada a ver com ele. dá uma ligadinha e, se for o caso, dá um feedback pro blog!
      abracos

  2. ola amigo,gostaria de saber se estudando(ex:2 horas na sala de aula e 8 horas em casa sozinho) umas 10 horas semanais de russo e possivel aprender em 4 anos o russo avançado completo.muito obrigado!ha e outra pergunta vc poderia me dizer mais ou menos como são os modulos de russo(ex:basico=1 ano \ intermediario=1ano \ avançado= 2 anos,sera que é +- assim)muito obrigado!

    • boas joão,
      olha, é muito difícil de dizer essas coisas. mas o aprendizado do russo não é diferente de outras línguas. se isso foi suficiente para vc aprendê-las, então, vc já se conhece. lembre-se que tudo depende da sua disciplina. e também depende de ir ao país da língua. nada substitui essa prática.
      os módulos dependem também do tipo de curso e do objetivo do aluno. ou seja, nada é fixo, tudo é maleável. depende de vc!
      abraços e boa sorte!

  3. estou pretendendo ir a russia kirov ate janeiro de 2012,sera que nesse curso eu aprendo alguma coisa ate la. pelo menos para saber me locomover por la

    • boas marcos,
      nesse eu duvido, pq parece que acabou. mas até janeiro, se vc tiver aulas e se dedicar, consegue se locomover sim. mas pq exatamente kirov???

  4. Boa tarde,Fabyuri
    Desculpe por meu portugues – sou russa. Espero que voce me entenda. Sou formada em engenharia mas sempre queria estudar linguas estrangeiras. Falo ingles bom, um pouco – espanhol e portugues. Adoro portugues. Gostaria de saber o que precisa para dar aulas de russo no Brasil. E obrigatorio ser formada em Letras? Ou basta fazer um curso (com duracao de alguns meses, um ano …). O que o nativo em russo precisa fazer (estudar) para conseguir o trabalho relacionado а lingua russa no Brasil? E a lingua russa de grande procura no Brasil?
    Muito obrigada!

    • Privet Olga,
      Rad pochitat tvoi koment. Da, vse poniatno, otlichno pishesh po portugalski. Izveni, chto na ‘ty’ obshaus. A slush,kstati, ty gde zhivesh? V Brazilii chto li? Ponimaete, ne to, chto obyazatelno te nuzhen diplom shtoby rabotat uchitelnisem portugalskogo. Prosto znania kakie to konechno neobhodimo. Eto priamo kak u vas v Rossi, nu dlia innostransa kotoryi hochet prepodavat kakoi to yazyk. Kakogo to obrazovania trebuetsa. No mozhet da i bez vsyakogo obrazovania, prosto slozhnee te budet… Govorish, ty inzhenieer… A pochemu ne rabotaet inzhinerom v Brazilii? Pobolshe zarabatyvalas by, rabotaya po spesialnosti. Kstati u nas malo vysokokvalifisirovanyh inzhinierov, nuzhny spesialisty. A mala teh, kto hotyat ruskim yazykom zanimatsa, nu hot po seresnomu. Davai esli hochesh pishi mne priamo na email fabyuri@gmail.com.
      udachi!

  5. Oi atraves do google achei o seu nome como professora de Russo no Rio de Janeiro, queria saber se ainda da aulas pois os postes aqui desse site são de 2011 e como ja estamos em 2013 muita coisa pode ter acontecido.

    Se puder me responder meu email é joao.bonjean@gmail.com

    spaciba

  6. Fabricio,

    Priviet,
    Kak dela?
    Gostaria de obter aulas de Russo. Sou morador de Jacarepagua.
    Conhece algum professor aqui nessa regiao de Jacarepagua, Barra da Tijuca ou Recreio?

    Spokoinoi nochi.

    • Boas Roberto,
      Não conheço nenhum curso ou professor de russo aqui pela Barra ou Jacarepaguá, meu amigo. De qq forma, tome cuidado com os oportunistas. Sobretudo pela Zona Sul, tem muita gente dando aula ‘enrolation’, sem ter qualificação, levando seu dinheiro e fazendo vc aprender nada. Consulte o histórico e a formação dos caras!
      E, se descobrir alguém aqui pela nossa área, não deixe de me avisar!
      Abração e obrigado pela visita
      Fabricio

  7. Olá, Fabrício !

    A professora Olga ainda dá aulas particulares ? Preciso de indicação de professor (a) de língua russa na Zona Sul.

    Obrigada !

    Erika

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here