Dando um rolé com meu camarada Bourne em Moscou

0
70
views

Eventualmente, o destino me prega uma peça e me leva de volta para Moscou. Acabo de ver ‘A Supremacia Bourne’ e sua perseguição de carros pelas ruas da capital russa. E isso junta algumas de minhas coisas favoritas: Moscou, é claro, frio, e o jipe Mercedes G Klasse, que foi uma tremenda moda no início dos anos 2000 na Rússia e até hoje permeia meus devaneios automobilísticos.

Lembro que, quando vi o filme lá, achei meio ruim (bem ruim, pra falar a verdade). É animado, tem ação e tal, mas o que marcou mesmo foi a perseguição com o Mercedinho. Óbvio que, como tudo o que você quer tem na internet, está lá no YouTube a dita sequência de ação.

Além do ‘mercedinho’, o filme é uma puta propaganda do Volga – aquele banheirão amarelo que o Bourne dirige. O táxi bate mil vezes, segue rodando e perseguido pelo jipe alemão. Realmente, o Volgão é um exemplo de carro robusto…

A celeuma começa numa Universam (universalnyi magazin samoobzluzhvania – loja sel-service universal, tem de tudo) e Bourne começa a ser perseguido pelos policiais do DPS (Dorozhno Patrolnaya Sluzhba – Serviço de Patrulha das vias), com seus Ladas Zhigulis velhos, que pedem ajuda aos superagentes da FSB (Federalnaya Sluzhba Bezopastnosti – Serviço Federal de Segurança), que trazem seus mercedões pretos.

Vou me divertir chutando uns trechos do itinerário… Eles descem a Gogolevskyi Prospekt, pegam a Kremlevskaya Naberezhenaya, sabe-se lá como pegam a Tverskaya, aí emburacam sei-lá-por-onde e caem no túnel Lefortovo. Esse é meu palpite pra rota deles. Nem vou conferir no Google Maps, hein…

Não tem muito o que falar. Mas é divertido rever os carros (Zhigulis, Samaras, Sputniks, Nivas), as ruas sombrias, as porcarias dos ônibus Ikarus de lá e as banheiras utilitárias GAZ, KrAZ, MAZ. Sabe-se lá quando a gente vai voltar a vê-los né? Curte aê!

Ah, o nome do filme em russo é ‘Prevoshodstvo Bourna’. Translitera aí!

E o ‘jjjênio’ que encodou o clipe, o fez ao contrário. Em Moscou não tem ‘guida destra’…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here