Dando um rolé com meu camarada Bourne em Moscou

0
787
views

Eventualmente, o destino me prega uma peça e me leva de volta para Moscou. Acabo de ver ‘A Supremacia Bourne’ e sua perseguição de carros pelas ruas da capital russa. E isso junta algumas de minhas coisas favoritas: Moscou, é claro, frio, e o jipe Mercedes G Klasse, que foi uma tremenda moda no início dos anos 2000 na Rússia e até hoje permeia meus devaneios automobilísticos.

Lembro que, quando vi o filme lá, achei meio ruim (bem ruim, pra falar a verdade). É animado, tem ação e tal, mas o que marcou mesmo foi a perseguição com o Mercedinho. Óbvio que, como tudo o que você quer tem na internet, está lá no YouTube a dita sequência de ação.

Além do ‘mercedinho’, o filme é uma puta propaganda do Volga – aquele banheirão amarelo que o Bourne dirige. O táxi bate mil vezes, segue rodando e perseguido pelo jipe alemão. Realmente, o Volgão é um exemplo de carro robusto…

A celeuma começa numa Universam (universalnyi magazin samoobzluzhvania – loja sel-service universal, tem de tudo) e Bourne começa a ser perseguido pelos policiais do DPS (Dorozhno Patrolnaya Sluzhba – Serviço de Patrulha das vias), com seus Ladas Zhigulis velhos, que pedem ajuda aos superagentes da FSB (Federalnaya Sluzhba Bezopastnosti – Serviço Federal de Segurança), que trazem seus mercedões pretos.

Vou me divertir chutando uns trechos do itinerário… Eles descem a Gogolevskyi Prospekt, pegam a Kremlevskaya Naberezhenaya, sabe-se lá como pegam a Tverskaya, aí emburacam sei-lá-por-onde e caem no túnel Lefortovo. Esse é meu palpite pra rota deles. Nem vou conferir no Google Maps, hein…

Não tem muito o que falar. Mas é divertido rever os carros (Zhigulis, Samaras, Sputniks, Nivas), as ruas sombrias, as porcarias dos ônibus Ikarus de lá e as banheiras utilitárias GAZ, KrAZ, MAZ. Sabe-se lá quando a gente vai voltar a vê-los né? Curte aê!

Ah, o nome do filme em russo é ‘Prevoshodstvo Bourna’. Translitera aí!

E o ‘jjjênio’ que encodou o clipe, o fez ao contrário. Em Moscou não tem ‘guida destra’…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.