Dia internacional da mulher em plakats soviéticos

0
655
views

Hoje é dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Aqui, não é muito comemorado, embora seja bem lembrado. Na Rússia, não presentear as mulheres próximas com flores ou qualquer outra coisa, é uma ofensa grave e você perde muitos pontos com o sexo oposto.

É feriado nacional – quando cai dia de semana não há expediente – e toda programação de rádios, lojas, TV e afins é direcionada para elas. Também há descontos em cinemas, teatros, shows e tudo mais. Enfim, o dia é inteiramente dedicado a elas e à memória das lutas pelos direitos iguais.

Em comemoração, separei uns plakats que acho muito legais. O primeiro é simplesmente “Parabéns pelo feriado, meninas”, de 1966, o mais bonito e simples , na minha opinião. O segundo é “Mulher proletária: vá para o colégio, escolas-técnicas e preparatórios para a frota civil do ar”, de 1931. No terceiro, ao fundo, ao lado de Stalin, está escrito “Não havia estas mulheres e não poderia haver tempos atrás”, de 1950.

O quarto diz “Salve a igualdade de direitos para as mulheres na URSS”, de 1950. No quinto, a mais idosa diz a mais nova “Você também será uma heróina”, também de 1950.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.