Diário de bordo de um companheiro na Rússia

12
106
views

Bom, após merecidas (ou não) férias, cá estamos de volta. Logo de cara, sei que muitos estão planejando uma viagem para a Rússia nos próximos meses. Para que você não ache que ir para lá é coisa do outro mundo, recomendo fortemente a leitura dos posts do blog do Alexandre, um viajante-nato que passou coisa de uma semana entre Moscou e São Petersburgo.

Seu blog é, na verdade, uma espécie de diário de viagens. Além de dicas para a Rússia, você vai encontrar muitas outras boas sacadas sobre um sem número de cidades e países. Mas, como nosso assunto aqui é Rússia, vale a pena ler o que ele fez e como fez por lá, já que ele não fala russo – embora tenha tido a perspicácia de pelo menos aprender a ler cirílico para a viagem.

Dentre os muitos toques, você vai perceber que, sobretudo em Moscou, ter noção de cirílico – o alfabeto russo – pode salvar sua pele e ser a diferença entre ver a Praça Vermelha ou ver um pouquinho mais da Rússia. Já em São Petersburgo, as coisas são mais ‘amistosas’ para o turista, embora ainda não sejam fáceis.

Outro detalhe muito interessante é o tempo: tirando junho e julho, em todos os outros meses você corre risco de pegar um friozinho de respeito. Então, esteja preparado e saiba que 10C não é anormal. Encasaque-se e vá para a vida.

O Alex ainda teve a manha de comprar, ainda no Brasil e via internet, a passagem Moscou-São Petersburgo pelo Sapsan, o trem-bala russo. Mas, na hora de retirar as bagagens, teve uns probleminhas típicos.

Bom, sem mais, selecionei umas fotos mais curiosas. E recomendo fortemente que você leia os posts no próprio blog do Alexandre.

12 COMENTÁRIOS

  1. lendo isso deu ainda mais dó de ter cancelado minha passagem promocional da S7 por motivo$ de força maior. =(
    o sonho fica pra próxima.

  2. Fabrício, Salve!

    Estou indo em Setembro, tipo o Alexandre: Viagem Solo. Já de passagem comprada e hotel tb.

    Falta uma passagem de St Petersburgo até Moscow. Estou planejando ir de Sapsan. Qual o site que recomendaria, tipo, de confiança, prá comprar com antecedência?

    E quanto ao passaporte. Eles carimbam na chegada, depois tem que carimbar também no Hotel prá estar legalizado? É assim?

    Tem que andar com o original ou basta levar a cópia?

    Valendo a ajuda! Grande abraço!

    Joberto.

    • Boas Joberto,
      De S-Pb para Moscou, vc pode ir de trem, trem bala, avião, ônibus… O Sapsan é o trem-bala de lá. O único lugar de confiança que conheço é o próprio site da RZD (http://rzd.ru/). Meu cunhado comprou agora em junho e conseguiu viajar, não sem alguma aventura….
      O trâmite do passaporte é normal, como nos outros países. Carimbam na entrada e na saída. E vc deve sim, andar com o original. Na Rússia, a pressuposição de identidade é sua, ou seja, vc que tem que provar que vc é vc e que vc está legal no país. Ande com o passaporte num lugar seguro (doleira, na parte interna da calça). Não precisa mais registrar o visto, ainda bem…
      Abraços e, qq coisa, tamos ai!
      fab

  3. Olá, Fabricio!

    Acompanho o seu blog há alguns meses, pois estou de viagem marcada para Moscou em Setembro, porém ficarei em várias cidades que ainda não escolhi. Gostaria de saber sobre o registro de residência na Rússia (pelo hotel ou pelo anfitrião no caso de ter onde ficar), pois é uma informação que encontrei aqui (http://www.brasemb.ru/ru/consular_ervice/migration/). Pelo que eu entendi, tenho que ter uma residência oficial durante o período que estiver lá, mas e se eu ficar em vários lugares? Como vc teve de fazer lá?
    Agradeço por qualquer informação

    • boas fábio,
      de acordo com a nova legislação, não é mais necessário registro de domicílio para turistas que vão permanecer no país até 90 dias (http://www.brazil.mid.ru/pr.html?026.html). eu já fui, muitos aimgos já foram ninguém registrou.
      mas, se vc tiver outras dúvidas, não deixe de entrar em contato com o consulado – ou embaixada. somente eles podem te responder com exatidão suas dúvidas legais!
      abraços!

  4. Olá, Fabrício, cá estou eu de novo!

    Meu amigo, a minha viagem está se aproximando, e gostaria de saber as maneiras de retirar dinheiro (снять деньги из счёта), fazer saques. Ou terei de sacar tudo no Brasil e levar para Rússia em espécie todo o suficiente para o tempo que eu ficar lá? Não é arriscado?, а если я потеряю все, что мне надо делать?
    большое спасибо за ваше терпение и внимание 🙂

    • Draste Fabio,
      Prosto mne neponiatno pochemu na russkom pishesh… otveta hochesh na kakom??? esli na russko togda davai…sniat deng iz scheta mozhesh priamo kak i vezde. Rossia – ne Mars. Tam kucha bankomatov. Esli u tya kreditnaya kartochka mezhdunarodnaya, togda normalno budet, vezde prinimaut koroche mozhesh platit vse kartochkoi. A zachem vse sniat v Brazilii? Rossia, osobeno Moskva i Piter – nechem otlichautsa ot lubogo bolshogo goroda v mire. Tam vse vsem. Prosto bez zamarochek naguliaetes so svoimi druziami… 😀
      Vse bratan, udachi!

  5. здравстуй!
    большое спасибо за инфрмацию, друг! я придумал снять просто немного здесь в Бразилии чтобы через путь тратить, а потом туда столько на весь отпуск. я сейчас работаю по две языки, поэтому может быть я вдруг изменю клавиатуру на русский и мне так удобно писать на русском писать 🙂
    я, затем, извиню кому который не умеет читать по русский.
    до свидания !

  6. Oi Fabio, estou tentando comprar tickets pelo site (http://rzd.ru/), mas não consigo concluir a operação, talvez algum problema a tecnologia Verified by Visa, porque baixei o site do BB no meu PC, com autorização, tudo certinho, mas ouvi dizer que tem sites internacionais que não se consegue comprar.

    Então estranhei voce dizer:

    “O único lugar de confiança que conheço é o próprio site da RZD (http://rzd.ru/). Meu cunhado comprou agora em junho e conseguiu viajar”

    Por favor me diga como ele conseguiu comprar aqui do Brasil no site da RZD ??? Me passe as orientaçoes?!

    no aguardo,
    Tina

    • Boas Tina,
      Então, meu cunhado comprou pelo site da RZD e eu também, quando fiz a Transiberiana. De fato, eu sempre compro por lá. Comprei mais de duas dezenas de vezes, com um cartão internacional, sem problemas. O problema que dava era justamente quando o cartão era emitido por um banco. Até consegui também, mas foi um pouco mais chato. Com um cartão emitido diretamente pela credicard, não tem tela nenhuma. É só comprar.
      De qq forma, a compra funciona com RZD sim. Só pode ser mais fácil ou mais difícil…
      Abração e ótima sorte!

  7. Olá! Estou adorando ver suas postagens, mas estou tendo dificuldade para acessá-las pelo google chrome. Eu não consigo achar onde todas as postagens do blog se encontram, porque elas não aparecem…como acessei pelo google, cheguei direto em uma postagem, mas não acho mais nada. Pode me ajudar? 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here