Dicas para os viajantes: padrão de tomadas e adaptadores

0
116
views

Uma dúvida de viajantes é: minhas traquitanas elétricas vão funcionar no país X? Pois bem. Aqui vai uma dica. O padrão russo é aquele de tomadas redondinhas, parecidas com as nossas. Mas com plugue travado, que encaixa na tomada. Logo, os pinos encaixam, mas o plugue, não.

Então, se você vai pra Rússia, ou você gasta 20, 30, 50 euros/dolares em adaptadores universais, que vão funcionar em todo canto do mundo – e que, provavelmente, é mais opção e mais caro do que você precisa – ou você compra no lugar para onde vai. Eu levo um par de adaptadores que comprei na Itália (por 50 centavos de euro cada). Mas, eventualmente, não funcionam. Aqui na Rússia, minha dica é: compre na cidade.

Os adaptadores são fáceis de achar. Chamam ou ‘adapter’ ou ‘perehodnik’ (pergunte por ‘perehodnik). Em qualquer loja existem. Você também pode comprar nas inúmeras feiras que existem pela cidade. E o melhor: vão custar entre 10 e 20 rublos (entre 50 centavos e R$ 1). E funcionam bem que é uma beleza.

É importante comprar, uma vez que seus plugues realmente não vão encaixar nas tomadas russas. E, no desespero, a tendência é forçar. Aí, eles podem até funcionar. Mas o risco de quebrarem – ou pior, de você arrumar um curto – é enorme. Então, se prepare!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here