E tome multa!

Outro dia estava conversando com a nossa boa amiga Ana – relembrando as frases que nosso professor Alberto usava pra ensinar declinação, lááá nos idos do russo 1 da faculdade – e soube de uma coisa curiosa. Em Moscou, eles efetivamente MULTAM quem viaja sem pagar nos ônibus/bondes/tróleibus da cidade. Lógico que eu achava que isso era uma lenda urbana. Afinal, em tanto tempo que morei por lá e em tantas outras viagens que fiz, NUNCA vi nem ouvi falar de tal criatura mítica: o fiscal do bilhete.

Explico: na capital russa – bem como em muitas outras do mundo civilizado – raramente tem trocador, catraca, validador e afins. Você entra e senta. Ou fica em pé. Caso você tope com um trocador, você compra o bilhetinho e fura ele na maquininha. Mas primeiro que o trocador é passivo. Ou seja, você tem que catá-lo. Segundo, que quase nunca o dito cujo está lá. Terceiro que TODO mundo tem passe, vale, carteira de não-sei-o-quê. Então, acaba que todo mundo entra e fica lá.

Então, voltando à Ana, ela tem o passe mas ainda está sofrendo com a adaptação. Um belo dia, foi abordada pela mítica figura do fiscal.  Conversa daqui, papo de lá, o fato é que o mantenedor da lei encanou com nossa amiga e não aceitou a conversa. Tacou uma multa de 100 rublos na pobre (algo em torno de R$ 10). E ela guardou o comprovante. No que me contava do episódio, óbvio, eu duvidei! Mas ela, sagaz que é, mandou logo o comprovante. Pronto: mais um mito meu havia ido à lona…

Mas o pior foi o fim da história. Além da Ana, uma outra menina também foi multada. Só que não aceitou muito bem o papo. E, no fim das contas, saiu no braço com o representante da lei…

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Cinco anos de Beslan. Mas nunca vamos entender

Cinco anos atrás, mais um desses capítulos repugnantes da História começava. Mais de 30 terroristas armados até os dentes invadiam...

Fechar