Estação de metrô mais charmosa de Moscou de cara nova

1
110
views

Foi reaberta, na madrugada de hoje, uma das mais lindas estações de metrô do mundo: a Mayakovskaya, em Moscou. Depois de uma reforma que durou quase cinco anos, que fechou, durante épocas diferentes, pedaços da estação, tudo foi entregue e parece estalar de novo, pelas fotos. É um dos pontos turísticos obrigatórios na capital.

A estação foi inaugurada em 1938 e seu projeto arquitetônico ganhou inúmeros prêmios mundo afora. Os mosaicos, bustos, mensagens, colunas e plataformas, com detalhes em mármore ‘ufalei’ e dourados, dão aquele jeitão ‘stalinista-neoclássico’ com um toque art-decô. E é impressionante passar por ali, na hora do rush, e dar de cara com aquele luxo todo misturado com fuligem à meia-luz.

Um grande problema da estação – e de todas as outras do metrô de Moscou – é como parar a umidade. Há infiltrações por todos os lados e muitos especialistas até ‘condenam’ o transporte, cornetando risco de desabamentos. Apocalípticos de lado, o fato é que a água não combina com a arte. Então, um grupo de especialistas topou o desafio impossível e conseguiu criar sistemas – tidos como secretos – para evitar que o solvente universal arrase as belezas do transporte subterrâneo mais charmoso do planeta.

E, para a surpresa de todos, nada menos que um concerto à quase 50 metros de profundidade (é MUITO fundo mesmo) para inaugurar a nova estação Mayakovskaya – que, obviamente, tem esse nome em homenagem ao poeta russo. Uma pena que isso aconteceu depois do expediente, quando não havia mais passageiros. Então, se planejar uma ida a Moscou, obrigatoriamente coloque essa estação no seu itinerário de belezas.

1 COMENTÁRIO

  1. Não é à toa que as estações do metro daquela cidade aparecem sempre nos meus sonhos.
    Adoro aquele palacio subteraneo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here