Eurásia? Acho que não…

1
129
views

Na primeira aula do novo cursinho – muito agradável e linear, por sinal – o professor citou uma piada, em determinado momento, para ilustrar o estranho e delicado senso de humor, a ‘inquietação’ e a consciência cindida que ilustram o ‘ ser russo’ e a alma Rússia desde tempos imemoriais.

A piadinha – ou reflexão – é de Mikhail Nikolaevich Zadórnov, um monstro da literatura satírida soviética e russa. Tinha ouvido falar e já tinha visto algumas coisas dele (como a genial frase ‘Восьмое чудо света – это русский бизнес’ – ‘A oitava maravilha do mundo é o business russo’), mas não tinha dado a devida atenção. Está no plano para ser corrigida, essa falha…

Почему нас все называют Евразией? Евразия — это когда больше Европы, чем Азии. А у нас больше Азии, чем Европы. Поэтому мы не Евразия, мы — Азиопа.

‘Por que todos nos chamam de Eurásia? Eurásia, é quando há mais Europa do que Ásia. Mas nós temos mais Ásia do que Europa. Por isso nós não somos Eurásia, nós somos Aziopa‘.

Mas esse Aziopa, em russo, se fala ‘azhopa’. Que significa…

Artigo anteriorRussificação para ocidentais
Próximo artigoAventura no Cáucaso
Mestrando em Russo pela USP, formado em jornalismo pela UFF, Letras português - russo pela UFRJ e quase-formado em Cinema, ainda pela UFF, com pós-graduação em Moscou, pela MGU. Morei em Moscou e conheço bem muitas outras cidades russas e do Leste Europeu. Sou um profundo interessado no Cáucaso, onde também estive em várias cidades algumas vezes.
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here