Fim do visto de turismo entre Ucrânia e Brasil

Enfim, uma notícia que há muito eu queria dar. A partir do dia 4 de novembro, entra em vigor o acordo entre o Brasil e a Ucrânia, que abole a necessidade de visto para viagens de curta duração entre os dois países. Ou seja, ucranianos podem vir para cá e nós podemos ir para lá sem a burocracia da carta-convite, visto e blá-blá-blá. É só chegar, carimbar o passaporte e partir para o abraço!

A informação foi amplamente divulgada nas TVs ucranianas ontem à noite e caiu na internet logo depois. Por aqui, ainda silêncio, mas um amigo já me confirmou que é isso mesmo.

A notícia vem pouco depois da mudança de visto também para a Argentina, que entrou em vigor no início de agosto. Algum ucraniano, aliás, já experimento ir para lá sem visto? Deu tudo certo na alfândega?

Algumas das notas você pode ler aqui, aqui, aqui e aqui. Em russo e ucraniano, lógico. E vamos torcer para que a notícia se confirme 100% da parte brasileira que, tradicionalmente, opera por reciprocidade: exigindo de outros cidadãos apenas o que exigem de nós.

Então, próximo destino: Kiev!

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


72 respostas para “Fim do visto de turismo entre Ucrânia e Brasil”

  1. Katia disse:

    Vc viu a notícia no site da embaixada?Pelo jeito não será dessa vez que acontecerá a isenção de visto Brasil – Ucrânia!

    • fabyuri disse:

      oi kátia,
      fué-fué… esse acordo de visto está me saindo uma bela ladainha, hein? meus camaradas diplomatas tinham me garantido que, dessa vez, iria. mas agora a ucrânia manda essa. ou seja, povo aqui deve ter feito alguma lambança…
      vamos aguardar!
      obrigado pelo aviso!

  2. […] 3, 2011 Matérias Lá no dia 19 de outubro, nós e toda a imprensa ucraniana, celebramos o fim da exigência do visto de turismo entre Brasil e Ucrânia. Pois é, o consulado ucraniano avisou que o acordo foi suspenso. Ao que parece, a parte brasileira […]

  3. Katia disse:

    Olá!Mas vc ainda acha que tem alguma chance de sair até o final de novembro a isenção de visto?

    • fabyuri disse:

      oi katia,
      conversei com um amigo da embaixada hoje e a noticia é: nao tem noticia. pode sair a qq momento, mas nao tem o menor prazo. o que o amigo disse foi que, quem quiser ir, tem que arrumar a carta convite, pagar e fazer o visto. é o procedimento mais seguro a ser feito, infelizmente…
      vamos nos falando!

  4. Katia disse:

    Olá!!
    Bom, pelo jeito segunda tenho que entrar em contato com a agência e ir ajeitando as coisas do visto para viajar em dezembro!!Vc sabe se eu consigo renovar o visto de turismo (30 dias)lá da Ucrânia mesmo?
    Vamos nos falando e aguardando por boas notícias quanto ao fim do visto!!=)

    • fabyuri disse:

      Oi Katia,
      Isso, fala com o consulado, tenta agitar teu visto logo.
      E, pelas regras antigas, vc não consegue renovar visto de turista oficialmente estando dentro do país. Teria que sair para fazê-lo. Pq vc não tira logo o visto máximo, de noventa dias? Vai te evitar dor de cabeça e não custa nada a mais.
      Isso, vamos nos falando!
      Abraços

  5. Katia disse:

    Olá fabyuri,
    Vc teria alguma agência para me indicar? Porque todos que eu entrei em contato me disseram que o visto máximo que eu poderia tirar é de 30 dias.Sendo que, não consegui tirar ainda a Carta Convite, porque no OVIR, disseram que somente sendo parente da pessoa que está fazendo a carta é que é possível o registro do documento.
    Obrigadão pelas dias!
    Abraços =)

    • fabyuri disse:

      oi katia,
      o visto pra lá é complicadinho. eu sempre uso os servicos da http://www.visatorussia.com/russianvisa.nsf/ukraine.html, mas aí vc tem que reservar e pré-pagar um hotel com eles.
      mas vc vai ficar onde, afinal? se for ficar em casa de familia, pede pra fazerem a carta convite pra vc. é rapido.
      tem aquelas agências de SP, tchaika e tchekhov, nao conheco, já ouvi falar muito bem e muito mal, talvez seja o caso de vc tentar.
      alias, vc tem passaporte europeu? se tiver, nao precisa de visto.

  6. Alexandre Santos disse:

    Apartir de 22 de novembro está valendo a isençaõ de vistos entre Ucrânia e Brasil, estou indo para Ucrânia em Abril 2012 e me falaram isso.

    • Boas Alexandre,
      Então, a conferir. Pq já nos deram muitas datas – o povo das embaixadas mesmo! – e, até agora, sem previsão.
      Tomara que vc esteja certo. Pq 22 de novembro já passou faz tempo e ng confirmou nada.

  7. Alexandre Santos disse:

    Alias estou com muitas duvidas, sobre minha viagem a ucrania, primeiro que não vou ficar em hotel e sim na sede de uma organização (ONG) por isso não tenho como apresentar reserva de hotel, mas a questão é Brasileiros são frequentemente deportados da ucrania?? Com o visto liberado realmente é tanta complicação assim para entrar na ucrania?? São perguntas que deixo pois na web há muito pouco sobre essa questão

    Abraço a todos !

    • Boas Alexandre,
      Você vai ter que apresentar essa documentação e, provavelmente, seu visto não será de turismo, já que vais trabalhar numa ONG. Imagine um estrangeiro que venha trabalhar numa ONG do Brasil, ou dos EUA, por exemplo. O trâmite legal é o mesmo.
      Com o visto liberado, turistas não vão ter mais complicação, mas terão que cumprir os requisitos básicos, como para qualquer outro país, como ter seguro, dinheiro para se manter no país, passagem de volta, reserva em hotel. Como ir para a Espanha ou Inglaterra.
      Só tenha em mente que você vai para uma ONG, não fazer turismo, logo, seu caso é diferente. Informe-se com o consulado!
      Abraços

  8. Alexandre Santos disse:

    Oi
    Na verdade não irei trbalhar nessa ONG, e sim meu visto é de turismo, a situação é que fico lá na sede, ganho comida transporte e tudo pois fui convidado , mas não irei trbalhar por lá, e ainda não assimilei essa difuculdade toda para entrar na ucrânia que mais esta parecendo um Eua pós atentados.
    Abraços

  9. Alexandre Santos disse:

    Alias ja ia me esquecendo, se vou ficar na sede de ssa organização,vou levar pouco dinheiro como provar que não necessito de 70 euros por dia para ficar na ucrania??

  10. Christine disse:

    Será que já não precisa mesmo do visto??

    http://www.mundodosvistos.com.br/vistos/ucrania/visto-para-ucrania.html

    Documentos para visto:

    A partir de 22/11/2011 Brasileiros a turismo e negócios não precisam de visto para permanência de até 90 dias.

    Formulários:

    » Diario oficial da Uniao – Isenção de Vistos 2/2
    » Diario oficial da Uniao – Isenção de Vistos 1/2

    Alguém pode confirmar se procede?

  11. Alexandre Santos disse:

    Christine liguei para a embaixada e eles sabe se lá por que não sabem de nada apenas disseram que ainda não entrou em vigor, e que aguardam a decisão por parte do brasil, e disseram que se eu quiser ir hoje para Ucrânia necessito visto, vai entender meu deus que coisa mais enrolada essa historia de visto, já que só vou em abril acho que até lá tudo vai estar resolvido.

  12. Anderson disse:

    pessoal estou indo para Brasilia hj para resolver essa questão do visto.
    Recebi a seguinte resposta diretamente do MRE
    O Acordo entre Brasil e Ucrânia sobre Isenção Parcial de Vistos já está em vigor:

    Número do Decreto Promulgação: 7.621
    Data do Decreto Promulgação: 21/11/2011
    Número do D.O.U.: 223
    Data do D.O.U.: 22/11/2011

    Atenciosamente,

    Divisão de Atos Internacionais – DAI
    Ministério das Relações Exteriores
    Tel: +55 (61) 3411-8672
    Fax: +55 (61) 3411-6905

    Amanhã passarei mais informações para vocês , porque falar por telefone com o pessoal da embaixada é um ”pouquinho” complicado.
    obrgrigado à todos!

    • Boas Anderson,
      Parece mesmo estar havendo um ruído. As partes ucranianas que consultei dizem que não está em vigor. E não adianta o Brasil dizer que vale se a Ucrânia não ratificar. Vc corre o risco de ser deportado ao chegar lá.
      Se tiver alguma nova, vai ajudar muito!
      Grande abraço!

  13. Anderson disse:

    Pessoal estou em Brasilia irei até a embaixada amanhã, mas acabei de receber um e-mail da Schultz Vistos dizendo o seguinte ” OLÁ ANDERSON!

    TUDO BEM?

    Estive conversando em São Paulo, e por favor aguarde pois estamos recebendo um comunicado até sexta que brasileiros não precisarão mais de visto para Ucrania. Ok?

    Obrigada!

    Atenciosamente,

    Espero que se confirme, estou rezando em ucraniano

    Abraço a todos!!

  14. Alexandre Santos disse:

    Valeu Anderson Para mim e para todos que querem ir pra lá uma ótima noticia.
    Abraço

  15. Anderson disse:

    Escuta pessoal , estive hoje de manhã na embaixada da ucrânia aqui em Brasilia e infelizemente não consegui obter nehuma informação.
    1º lugar – o que pude entender ” o consul que é respondavel pelo vistos esta viajando ´´é para eu voltar daqui 17 dias ou entrar em contato com curitiba ou rio de janeiro.
    2º eles falam mal pra caramba portugues e até mesmo inglês.
    ou seja não adiantou nada eu ter ir até a embaixada…
    vou esperar noticias direto do pessoal que mexe com vistos ainda hoje acho que teri novas noticias , então compartilho com vocês , obrigado!!

    • Boas Anderson,
      Sem querer ser a hiena azarenta do desenho, se vc tem alguma urgência, aconselho tirar o visto. Se cair a exigência, ter o visto não é impeditivo para entrar no país. Pq, como disse uns comentários atrás, isso está uma tremenda confusão e, a cada dia que passa, ficamos mais surpreso com a desorganização de ambos os lados, não é?
      Abração!

  16. Josias disse:

    Boa Sorte Anderson.
    Nao deixe d postar aqui o resultado.
    BR

  17. Valeria disse:

    Saiu ontem (09/12) no site da embaixada ucraniana (e somente em ucraniano!!!) que a partir de 30 de dezembro, o visto não será mais necessário. Será que desta vez vai?????
    Vamos torcer……….
    Valeria

  18. Alexandre Santos disse:

    Nossa que noticia boa, será mesmo????? Fabricio você poderia traduzir essa noticia?? apesar de estar em ucraniano.

  19. Alexandre Santos disse:

    O cara é rapido ein, haha Valeu Fabricio !

  20. Roger disse:

    http://www.mfa.gov.ua/brazil/ua/news/detail/72432.htm

    Google translation: “09 de dezembro de 2011
    Sobre a introdução do regime de vistos livre entre a Ucrânia e Brasil
    Aconselha que o acordo entre a Ucrânia eo Governo do Brasil para dispensa parcial de vistos, assinado em 2 de dezembro de 2009 em Kiev, entra em vigor em 30 de Dezembro de 2011. O acordo prevê a mútua entrada sem visto para os cidadãos da Ucrânia e Brasil para turismo e negócios por um período não superior a 90 dias no prazo de 180 dias a partir da data da primeira entrada. Documento de viagem válido para viagens de cidadãos da Ucrânia no Brasil no âmbito do Acordo, disse, é o passaporte de cidadão da Ucrânia para viajar para o exterior e documentar a criança viajar.”

  21. Andre Luiz disse:

    Ola Fabricio , me da uma informação caso vc saiba. Um amigo da Ucrania quer vir me visitar, é necessario a compra antecipada da passagem de Volta , para que isso não seja necessário que artificio pode ser utilizado ??
    Grato .

    • Boas Andre,
      Olha, pragmaticamente, sim. Todo visto de turista tem como pré-requisito a passagem de volta. Ou então teríamos um quadro de migração. E isso pode ser pedido na alfândega.
      Mas aí entra outro fator: na maioria absoluta dos casos, uma passagem ‘one way’ é o mesmo preço ou até mais cara que uma ‘ida e volta’. Sobretudo do Leste Europeu. Sinceramente, não vejo vantagem em comprar uma passagem só de ida. Até pq, se vc resolve ficar, simplesmente abandona a volta. Eu já fiz isso várias vezes.
      Abraços
      fab

  22. Andre Luiz disse:

    Amigo me esclareça mais uma coisa , para quem vem da ucrania para cá , o que será pedido lá , que tenha passagens de ida e volta , reserva de hotel ?Devera ter q comprovar alguma quantia em $$ para viagem ?? o q mais .
    Muito Grato !!

    • Lá? Nada. Não se pede nada na saída, só na entrada. Quem vai pedir é o país de entrada. E podemos pedir o mesmo que qualquer outro país: tempo de estadia, comprovante do local de estadia (seja voucher, seja identificação da pessoa que se responsabiliza pelo turista), 60 euros por dia de estadia, certificado de plano internacional de saúde e passagem de volta. Essas são as regras internacionais do turismo.
      Abraço
      Fab

  23. Andre Luiz disse:

    Meu velho conheci uma Cabelereira la da Ucrania e gostaria de trazê la para trabalhar aqui, terei q custear as passagens , ela me falou q não posso comprar as passagens aqui e enviar para ela , pq com visto de turista ela mesma tem q fazer isso de lá , e num visto de trabalho posso eu enviar as passagens daqui em seu nome e ela informar lá q o empregador estara enviando as passagens ?? Me quebra mais esse galho ai se vc puder .
    Valeu .. Abração .

    • Boas Andre,
      Rapaz, olha, nunca ouvi falar disso. Pelo que sei, de qq forma, ela precisa comprar a passagem lá. Ou vc pode comprar a passagem daqui, no nome dela. É só ir no site, usar os dados, planejar a viagem e comprar como se fosse ela, de lá. Entende? Mandar passagem é a maior dor de cabeça.
      Agora, vc já deu entrada no visto de trabalho? O problema todo é esse. Passagem, vc resolve da forma que te falei acima.
      Abraço
      Fab

  24. Andre Luiz disse:

    Fab valeu Irmão .
    Ela me falou q as passagens só podem ser compradas lá já q a viagem é de Turismo( o q vc acha dissso ) por isso pensei em visto de trabalho. Pode ser pressão das Empresas de Turismo lá para q a passagem seja adiquirida com eles ??
    Valeu .

    • Rapaz, raciocina comigo: imagina que vc esteja na Inglaterra. Alguém entra no site da aérea, preenche com teus dados e faz a compra na data que vc quer, dando seu email e telefone de confirmação. Agora, imagina que essa pessoa está aqui no Brasil. Não acha possível?
      O visto é uma questão entre dois governos. Aliás, visto de turismo não é mais necessário para ucranianos. Não estou vendo conexão entre as coisas…
      O que vc acha?
      Abraço

  25. Andre Luiz disse:

    Fab, cara nunca precisei viajar para fora então deconheço o Tramite, pelo q Ela me falou é necessario q a compra das passagens seja feita lá , então fico sem saber se a figura ta querendo aplicar em cima de mim já que desconheço o Tramite legal como ja te falei , Vc conhece como é q funciona essa situação na Pratica ??
    Se eu achasse alguem q veio de lá e esta aqui ai seria facil descobrir .
    Diz ai vc .
    Valeu Abração.

    • Cara, tem muita gente que veio de lá, sem querer te alardear, esse negócio de ter que comprar lá não existe. Qq um pode comprar passagem para qualquer um.
      Na prática, funciona assim. Vc compra a passagem aqui como se fosse ela e estivesse lá.
      Não entendo essa lógica. Quem te impediria de fazer isso?

  26. Andre Luiz disse:

    Valeu acho que a figura tava querendo aplicar em cima de mim .

  27. Andre Luiz disse:

    Fab ,achei a pessoa certa dessa vez , me fala uma coisa vc comentou q poderia comprar passagem só de vinda num caso de “imigração” qual o Procedimento nessa situação .
    No aguardo .
    Abração.

    • Boas Andre, não entendi o que vc quis dizer com pessoa certa.
      Então, acho que vc me entendeu errado. Vamos lá:
      1 – Qualquer um pode comprar passagem só de vinda, claro. Só que essa passagem é SEMPRE ou o mesmo preço ou mais cara que a ida e volta
      2 – Ter uma passagem de uma perna só pode gerar problemas na entrada do país, já que pela lei, vc, como turista, precisa ter ida e volta
      3 – Ucranianos não precisam de visto para entrar no Brasil COMO TURISTAS.
      4 – Se ela vai imigrar para o Brasil, TODOS os documentos serão exigidos na alfândega (visto de trabalho, carta do empregador, endereço e mais). Tudo isso deve ser tirado na UCRÂNIA e é um processo chato, demorado, caro e complicado.
      5 – A compra da passagem nada tem a ver com os processos de migração. Uma coisa é a relação comercial empresa x passageiro, outra coisa é a relação social cidadão x governo do país. Na compra da passagem, ainda mais quando o visto turístico não é exigido, JAMAIS a empresa aérea ou agência de turismo podem exigir qualquer documentação do viajante. Tanto é que essas compras podem ser feitas pela internet.
      6 – Você pode comprar a passagem para ela SIM, sobretudo pela internet. Dois amigos acabam de comprar passagem para outros dois amigos que moram na Rússia. Nenhum documento foi exigido.

      Espero ter ajudado,
      abraços!
      fab

  28. Andrea disse:

    Ola Fabricio,
    Irei agora para a Ucrania dia 29. Fiz uma reserva de hotel para 30 dias em um e 30 dias em outro.

    Haveria problemas em ficar 2 meses em um unico hotel?

    No aguardo da resposta.
    Thankss
    Andrea

    • Boas
      Acho que não, né? Imagina, se vc vai pra Paris e fica dois meses no mesmo hotel. Não tem problema, né? Teu visto de turismo dura 3 meses. Se vc tem grana e hotel pago, não deve pegar nada.
      Boa viagem!
      Fab

  29. Igor disse:

    Fabricio

    Me tira uma duvida
    Eu to indo semana que vem para a Ucrânia visitar minha noiva, não vou precisar reservar hotel essas coisas né? E visto brasileiro não precisa né?
    Valeu
    Abraço
    Igor

    • Boas,
      Como para todo país, o turista precisa ter comprovação de onde vai ficar. Caso vc não tenha e te peçam, vc pode ser deportado. E isso acontece em qualquer país, independente de vc possuir ou não visto.
      Brasileiros não precisam de visto para a Ucrânia.
      Abraços!
      Fab

  30. Igor disse:

    Fabrício

    Eu vou ficar na casa da família da minha noiva, eu preciso só passar os dados dela telefone endereço, ou eu preciso de uma carta de convite?
    Abraços

    • Rapaz, é bom ter uma carta-convite. Na maioria das vezes ninguém pergunta nada. É como entrar em qq país da Europa. Mas, se perguntarem e vc não tiver nada, vc pode se complicar. Se ela puder te fazer essa carta, não custa nada, né?
      Abraço
      fab

  31. Igor disse:

    Fabrício

    Você e amigo do Artur Harutyunyan ? Ele e meu melhor amigo que mundo pequeno

    Abraco

  32. Igor disse:

    Fabrício

    Ela fazendo essa carta elas teriam que mandar para mim ou para a imigração?

    Abraco

  33. Marina Paulo disse:

    Olá!!! como estas ? sera q podes me dar uma informaçao? Sou Ucraniana e sou residente em Angola, quero ir ao Brasil visitar uma amiga minha, ela me mandou a carta de chamada, mas nao sei da onde devo começar… Neste caso eu preciso do visto ???

    • Oi,
      Vc não precisa de visto. Teoricamente, é bom ter a carta, endereço, telefones e contato, caso te perguntem na alfândega onde vc vai ficar hospedada.
      De qq forma, confirme com sua embaixada.
      E boa viagem para o Brasil! =)
      Fabricio

  34. Marina Paulo disse:

    Obrigada pela dica , vou fazer o mesmo.

  35. Anderson disse:

    Olá estou com algumas dúvidas, voiu viajar em janeiro para Argentina, já vi que não peciso de passaporte, posso entrar com a identidade, mas a questão é, preciso de carta convite? pois ficarei hospedado na casa de amigos e outra coisa, o orgão expedidor da identidade é SDS(secretaria de defesa social). Aguardo respostas.

  36. CRISTIANE M. disse:

    SOU CASADA COM UM GREGO CAPITAO DE NAVIO CHEGAMOS A UCRANIA ONTEM E NAO ME DERAM ALTORIZACAO PARA SAIR DO NAVIO POR QUE A UCRANIA NAO TEM NENHUM TIPO DE COMUNICACAO COM O BRASIL,NAO POSSO SAIR DE DENTRO DO NAVIO ME TRATARAM COMO SE EU FOSSE UMA IMIGRANTE ILEGAL MEU MARIDO PERGUNTOU PRA ELES SE ELES ACHAM QUE SOU UMA TERRORISTA OU SE EU VIM ROUBAR ALGO DELES ME SENTI HUMILHADA JA VIAGEM MEIO MUNDO TENHO VISTO AMERICANO,BRITANICO,CANADENCE E CHINES.
    NAO VOLTO DESSE PAIS NUNCA MAIS.
    MUITOS BRASILEIROS SAO MALTRATADOS NO ESTERIOR PORQUE SOMOS BOBOS ACOLHEMOS E TRATAMOS BEM TODOS QUE VEM AO NOSSO PAIS O DIA QUE COMECARMOS A TRATA-LOS COM A MESMA CORTESIA COM QUE NOS TRATAM AI COMECARAM A NOS RESPEITAR COMO SER HUMANOS E NAO COMO CACHORROS SEM DONO.
    TENHO CERTEZA QUE A INTENCAO DOS OFICIAIS DA IMIGRACAO NO PORTO DE YUZHNY ERA DE TIRAR ALGUM PROVEITO DE NOS(DINHEIRO)OLHEI PARA UM DELES E PERGUNTEI VOCE TEM CERTEZA DE QUE NAO TEMOS NENHUM TIPO DE COMUNICACAO???ME RESPONDERAM COM UM SORRISO SARCASTICO E FICOU POR ISSO MESMO NAO DEMOS OS DOLARES QUE QUERIAM E ESTOU AQUI TRANCADA SEM PODER SAIR DE DENTRO DO NAVIO.

    • Boas Cristiane,
      Acho que vc está um pouco alterada pelo fato. Se seu passaporte brasileiro estava válido (seis meses antes de expirar), e os oficiais da alfândega ucraniana te barraram, vc tinha todo o direito de buscar auxílio ligando para o consulado. Se vc não fez isso, desculpe, mas vc errou. O problema do brasileiro não é receber bem a todos – isso é obrigação. O problema do brasileiro é a passividade diante da adversidade. Nós temos o costume de pessoalizar tudo e não buscar nossos direitos. Não é nada pessoal.
      Em todo o caso, ligue urgente para a embaixada:
      Telefone (+380-44) 425-93-64, Fax (+380-44) 425-95-40
      Email (geral): brasemb.kiev@itamaraty.gov.br
      Se quiser, depois conte sua história aqui no blog.

  37. Paulo disse:

    Olá Fabrício .Eu vou azer uma conexão em kiev de 14 horas , e gostaria de saber se da tempo de fazer uma rápida visita ao motherland? Falo isso pq dizem que o aeroporto e longe e a imigração demora horrores.
    Abs

  38. Vanessa de Souza disse:

    Olá, depois de ler os comentários estou apavorada, vou pra Kiev no final desse mes, por 4 dias, não tirei visto porque no site do consulado da Ucrania diz que não precisa de visto pra turismo (até 90 dias). Agora já é tarde pra pedir qualquer tipo de visto.
    A origem do vôo é Londres e depois volto pra Londres também, se eu ficar barrada em Kiev, não existe problema em voltar para Londres, não é isso?
    Voce pode me dar algumas dicas sobre o que posso fazer para não ter problemas? Tenho reserva em um hostel e uma amiga de Moscou e um amigo de Kiev vão me buscar no aeroporto.
    Obrigada!

    • Oi Vanessa,
      Desculpa, não é minha intenção ser grosso, mas vc leu o post e seu título? Sintetizando: brasileiros não precisam de visto de turismo para a Ucrânia. Simples assim.
      Grande abraço e ótima viagem.

  39. Bianca Romano disse:

    Vi o post hoje e achei interessante comentar, duas amigas minhas, uma ucraniana e uma japonesa vieram me visitar no carnaval de 2012, e realmente elas não precisaram de visto nem carta convite… Sou de São Paulo, mas fomos para o RJ e Foz do Iguaçú e atravessamos para a Argentina e Paraguai e elas não tiveram problema nenhum e nem precisaram de visto, só carimbaram os passaportes… =)

  40. HENDRIKUS JOHANNES KOOL disse:

    estou vendo um ultimo comentário sobre vistos entre Brasil e Ukranie em 7.10.2014….ok?
    pergunto com essa possível instabilidade entre Ukranie e Russia etc….continua o livre turismo entre Brasil e Ukrania ? não é necessário visto?

    grato

    Hendrikus.

  41. Vitaliy disse:

    Ola. Sou ucraniano, mas vivo em Portugal. Já fui para o Brasil em 2010 e em 2011 e pedi vistos. Fiquei contente que saiu o acordo, vou 19.04 outra vez e não vou pedir o visto, porem vou anotar dados do acordo, para me poder defender se for necessário, como o Fabrício comenta “devemos saber os nossos direitos” .E fico triste , mais uma vez saber que a corrupção no meu pais, faz se ouvir no outro canto do mundo, envergonhando os ucranianos e o nosso país, pois as primeiras pessoas que turistas encontrem são da alfandega… Bom, agradeço pelo blog pois pensava ainda ligar para consulado para confirmar se o acordo está em vigor, mas como já li que tudo funciona não vou perder € para chamadas. Obrigado.

  42. Teixeira disse:

    Boa noite,
    Primeiro parabéns pelo trabalho.
    Tenho uma questão e gostaria de saber se um cidadão russo que vai para o Brasil e faz escala na Europa precisa de algum visto para europa.

  43. ULISSES ROCHA disse:

    Quanto custa uma viagem da Ucrânia para o Brasil? Outra questão. Sabem dessa história de “mulheres russas e ucranianas”? Acho que é golpe. “Namoradas” que pedem grana pra viajar e na verdade tomam grana dos trouxas. Não cai nessa, mas acredito que é assim mesmo.

  44. Sérgio disse:

    Prezados
    Gostaria de saber se o acordo entre o Brasil e a Ucrânia, que isenta a necessidade de vistos ainda está valendo ou será necessário visto.
    Aguardo a resposta e agradeço antecipadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Mais uma chance para o vinho e a água georgianas

A água e o vinho georgianos são delícias proibidas na Rússia desde 2006, após um 'incidente comercial'. Agora, depois de...

Fechar