Fim do visto entre Brasil e Ucrânia é suspenso. Ê novela…

55
575
views

Lá no dia 19 de outubro, nós e toda a imprensa ucraniana, celebramos o fim da exigência do visto de turismo entre Brasil e Ucrânia. Pois é, o consulado ucraniano avisou que o acordo foi suspenso. Ao que parece, a parte brasileira não cumpriu o quinhão que lhe cabe no caderno de exigências, adianto, até segunda ordem, a entrada em vigor do novo protocolo.

Uma pena mesmo. Mas, ao que parece, tudo está pela bola sete de valer. Vamos torcer para mais essa burocracia cair e a gente poder viajar sossegado! Alô, Itamaraty, Congresso, sei lá quem, vamos nos mexer!

Confira o comunicado da Embaixada da Ucrânia no Brasil, disponível nesse link aqui. Ah, e um agradecimento para a Kátia, que me avisou gentilmente da notícia.

ATENÇÃO!

COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE O REGIME DA ISENÇÃO DE VISOS ENTRE A UCRÂNIA E O BRASIL

Em 4 de novembro de 2011, deveria entrar em vigor o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Ucrânia sobre Isenção Parcial de Vistos, assinado em Kiev, em 2 de dezembro de 2009.

O Acordo estabelece a desnecessidade de vistos em passaportes válidos para entrar, permanecer, transitar e sair do Estado da outra Parte Contratante para fins de turismo e negócios. Essa isenção é válida para períodos de até 90 dias, durante um intervalo de 180 dias, contado da data da primeira entrada.

Porem, conforme as informações da parte brasileira, o Acordo entrará em vigor só depois de cumprimento pela parte brasileira todos os procedimentos internos necessários.

Aguarde informações sobre o início da aplicação do Acordo.

Artigo anteriorLição de patriotismo brasileiro
Próximo artigoUma noite no museu à moda moscovita
Mestrando em Russo pela USP, formado em jornalismo pela UFF, Letras português - russo pela UFRJ e quase-formado em Cinema, ainda pela UFF, com pós-graduação em Moscou, pela MGU. Morei em Moscou e conheço bem muitas outras cidades russas e do Leste Europeu. Sou um profundo interessado no Cáucaso, onde também estive em várias cidades algumas vezes.
COMPARTILHAR

55 COMENTÁRIOS

  1. É brincadeira como as coisas no Brasil são sempre complicadas…..
    O que será que esta faltado??????
    Gostaria de aproveitar e perguntar.
    Visto para Russia é liberado?
    Abraços!
    Herculano

    • boas herculano,
      ninguem sabe o que está faltando. é comum no trabalho diplomatico nao divulgar essas coisas. mas, a qq momento, tudo pode mudar.
      desde junho de 2010, o visto nao eh mais necessario para turistas brasileiros na russia e russos no brasil.
      obrigado pela visita e pelo comentario, meu amigo!

  2. Porra, sacanagem isso!
    Minha namorada é ucraniana e está com passagem comprada para virmos ao Brasil em Dezembro, e agora a gente não sabe se espera, ou se tira o visto para ela!!!

  3. É muito fácil tirar o visto para Ucrânia, em Piter mesmo , ou Moscow…

    Morei em Piter por 6 anos e tenho um blog que fala sobre a Rússia desde 2003………

    abração !

    LuRussa

  4. Esse nosso governo brasileiro……
    Bem me admira que não se comentava nada sobre isso por aqui.
    Pior, o presidente ucraniano esteve aqui há poucas semanas, foi confirmado por quem esteve no encontro em Brasilia, que o visto seria liberado e agora esta notícia….
    Estou na mesma situação do Fábio, meu namorado é ucraniano e viria em dezembro, mas ainda não havia comprado a passagem, pois aguardávamos esta data para confirmar.
    E tirar o visto é bem chato, mais ainda se vc não mora na capital e porque eles não fornecem as informações corretas no site (principalmente no da embaixada ucraniana aqui do Brasil). Exigem que vc já tenha comprado a passagem, mas podem não liberar o visto.
    Mas no caso do Fabio, que a namorada já comprou a passagem, o melhor é correr atrás do visto, mesmo. E não deixar para última hora, pois não é tão rápido assim.

    • É, meus amigos, é como eu falo. Infelizmente, é melhor vcs tirarem o visto. Se cair, beleza, mas pelo menos vcs garantem suas viagens. Estamos todos pensando uma forma de ajudar. Tem um casal de amigos meus, ucranianos, que estão vindo em novembro. Agora vou fazer a carta-convite pra eles e tal. Mas, pra ucranianos, vir é muito mais fácil do que pra nós, brasileiros, irmos.
      Tamos na luta, Valéria! Se vc souber de qq novidade, avisa?
      Abração, obrigado pela visita e pelo comentário!
      fab

  5. Pqp, qui governinho ruim é esse da Dilma, to indo pra Ukrania e agora nao sei se vai dar, moro em Rondonia e ir até Rio de janeiro so pra tirar um visto é complicado… tem como tirar o visto em outro pais da Europa?

    • Fala Fernando,
      Cara, aí vc tem que se informar. Manda email pra embaixada da Ucrânia do país que para onde vc vai. Eu só não acho que a exigência vá ser menor. Na melhor das hipóteses, não vão ser tão rigorosos com a reserva de hotel.
      Pesquisa aí e dá um feedback pro pessoal. Tem muita gente interessada!
      Abraços

  6. Pois é Fabricio, já ajudei minha guria a preencher o formulário, pagar a taxa e amanhã é dia de visitar a Embaixada Brasileira. Leva 10 dias uteis para o visto ficar pronto. Sorte que ainda temos tempo de tirar o visto antes da passagem.

  7. Acho que a maior questão é que ninguém sabe bem que fazer, nem mesmo o Consulado. Eu estou com a viagem marcada também e saio do Brasil em 31 de dezembro, mas o próprio Consulado não sabe se é melhor fazer o visto ou esperar [eu acho melhor fazer, como vocês disseram, para garantir a viagem].

  8. Olá Fabricio,

    Você poderia me falar como se fala Carta Convite em russo ou ucraniano por favor?? Porque estou tendo problemas para tirar este documento no hotel, eles não sabem o que é exatamente…

    Obrigadão!!!

  9. Olá Fabricio,

    Obrigadão!!!
    Eu tb acho estranho que a turma não saiba…mas paciência!!!!
    Vc acredita? É tamanha confusão com o visto para a Ucrânia, que tem gente do consulado da Ucrânia aqui do Brasil passando recado errado quanto a isenção de visto!!
    Liguei ontem para uma agência de turismo em Sampa, e a pessoa responsável ligou para o consulado e eles falaram que não precisava mais de visto para entrar na Ucrânia quando a permanência é de 30 dias!!!
    Bom, estou correndo ainda com o meu visto!!

    • Se vc quiser, posso tentar descolar um modelo de carta-convite. Acho que tenho em algum backup.
      Ao que parece, eles davam tão certa a isenção de visto que ainda estão meio tontos. Liguei em vários lugares e ng sabe dizer nada certo!
      Mas é melhor tirar sim, o visto. Na pior das hipóteses, fica um adesivo legal no teu passaporte! 😀

  10. Pessoal, vcs sabem como um ucraniano deve proceder para fazer uma carta convite [para turismo]? O pessoal da embaixada me falou que deve-se ir a um orgão chamado OVIR, mas será que demora muito?

    • então, insisto numa sugestão prática que sempre uso quando vou a países queprecisam de visto. negocie com um albergue ou hostel para que eles te façam o convite. e, se vc quiser ficar mais tempo, peça para eles fazerem o convite pelo prazo máximo (alegue que vc pode querer ficar mais tempo e que o visto de turista não pode ser renovado no hotel).
      um amigo ucraniano me recomendou os serviços desse hostel aqui: http://www.hostelukraine.com/en/visa.html
      é hora de tentar a sorte!
      acho que, para um ucraniano convidar, a burocracia deve ser chata, como no tempo que a rússia exigia visto!

  11. Olá Bruna,
    Se vc for parente do ucraniano q está convidando,pode pedir p/ ele fazer a carta convite, caso contrário, só fazendo reserva em algum albergue ou hotel e por aí vai e pegando a carta convite do local, pq senão, o OVIR não registra!!(Testado e comprovado)
    Outra coisa, pode ligar p/ embaixada ou o consulado, mas a Ucrânia só libera visto de 30 dias para turismo!Mas vc pode ir conversar pessoalmente no consulado ou na embaixada para ver se eles abrem alguma exceção (testado e comprovado tb).
    Fabricio, obrigadão pelas dicas!!!
    Esse site que vc postou é mto bom!Vc acredita que já me cobraram até 400 dólares para 4 noites, só para pegar carta convite?!o_O
    A turma acha q dinhekiro cai do céu!!XDXD

  12. Bruna, quando a pessoa entrega a carta convite no OVIR (em Uzghorod por exemplo), a espera por uma resposta é de aproximadamente 15 dias úteis (testado e comprovado a poucos dias)=(

  13. Bom, meu contato está tentando arranjar a reserva pra mim pessoalmente lá na cidade dele. A diária mais baixa que ele achou foi de 15 dólares!!Agora só falta conversar direito com o hotel!!
    Concordo com vc!!Continuamos na luta!
    Mas a isenção de visto é só por milagre mesmo!!XD

  14. Até agora só perdi dinheiro com esse visto – carta convite e afins.
    Quando entro em contato com os consulados, cada diz uma informação diferente.

    Resido em SP. Já liguei para consulados no RJ, Curitiba e Brasília e até agora não sei se devo ir pessoalmente retirar o visto.
    No brasil tudo é complicado. É uma falta total de organização.

    Irei acabar visitando a Rússia.

  15. Olááá Fabricio,

    Vc tem por favor como me enviar urgente um exemplo (modelo) de carta convite que o hotel deva fazer?? Com todos os dados que tenha que ter???
    Arrajei um lugar que fará para mim!!!Mas os caras não tem a minima ideia de como fazer!!!=((

    Obrigadão!!!

  16. E…. Fabricio, vc sabe me informar se o hotel tem que registrar a carta convite no OVIR ou em algum orgão???

    Obrigadão!!!!

  17. Ih, tá parecendo muuuuito complicado, sem contar que a pessoa que vai entrar em contato com a OVIR é meu namorado, então nada de parentesco.

    No site do consulado não fala que só ter a reserva de hotel basta, será que sem a tal da carta convite do hotel não funciona? Que loucura!

    • Oi Bruna,
      Só é complicado se a gente quer que seja. Se ele é seu namorado, é ucraniano e não tem problemas com a lei, não é nem complicado nem difícil. Praticamente todo ucraniano sabe como faz isso, assim como todo hotel ou albergue. Afinal, são anos e anos nesse regime. Fosse de outro modo, ninguém entraria ou sairia do país. E olha que as coisas melhoraram muito nos últimos anos.
      Olha, vc pode tentar só com a reserva do hotel, mas, pela lei, vc precisa da carta-convite, seja de quem for: do namorado, amigo, amiga, hotel, albergue, sergei bubka, não importa… E é tão fácil fazer!
      Não desista!
      abraços

  18. Realmente não sei se aguardo o visto ser suspenso ou não. Os consulados não sabem quando isso irá estar valendo no brasil.

    O problema agora é encontrar um hotel pela internet que realmente registre a tal carta na OVIR.

    Carta convite, já recebi 2 (turismo – pelo hotel e outra pessoal) e não deram certo.
    No final somente joguei dinheiro fora.

    • Oi Christine,
      Não entendo, pq suas cartas não valeram? Se tiverem sido legais, devem valer sim. Afinal, muita gente vai e vem da Ucrânia o tempo todo e ese imbróglio não paralisou as atividades consulares. Ou vc errou em algo, ou tem alguém não te querendo por lá. Mas creio mais na primeira hipótese…
      Eu, aqui nos comments, postei algumas alternativas que funcionam com 100% de certeza, pois foram testadas por grandes conhecidos. Pq vc não tenta?

  19. O maior problema da carta convite enviada pelo hotel (reserva) é que mesmo registrado na OVIR não vale pois o consulado exige o voucher – que são os comprovantes de pagamento de TODAS as diárias.

    Como podemos pagar todas as diárias sendo que poderemos mudar de hotel ou de cidade depois?

    Havia recebido minha carta, assim como seguro de saúde e de nada adiantou. Nem quiseram que enviasse ao consulado pois não tinha os comprovantes de pagamento das diárias!

  20. Realmente não sei onde errei.

    Talvez porque entrei em contato com uma agência aqui do brasil, e havia enviado a carta por email. Eles disseram que tem contato com o consulado e que meu visto havia sido aprovado e que poderia ir.
    Só que como a carta tinha duração de 3 meses, de nada valeu pois precisei resolver outras pendencias e acabou não dando tempo.

    Agora essa do hotel, nem quiseram que enviasse a carta ao consulado pois não haviam os pagamentos das diárias.

    Realmente estou perdida. Nunca vi tanta complicação para viajar.

    Afinal, carta convite pessoal, precisa ou não de parentesco com quem vai te enviar?

    Se precisa de parentesco, então fui enganada.

    • Certamente, isso é um erro, o da validade da carta. E do hotel tb, pois eles só te convidam se vc ficar algum tempo com eles. Vc pode pedir uma carta para 30 dias, mas terá que ficar ao menos 1 noite lá. Em geral, eles entendem, pq renovar visto de turista no local é complicado, e vc pode querer ficar mais…
      E não, não precisa ter parentesco. Qq um – sem problemas legais, claro – pode te convidar. Isso até onde sei. Ou então ia ficar muito difícil visitar a Ucrânia, né? Ia ser um esquema Coreia do Norte.
      O consulado que te falou isso, do parentesco? Tem certeza? Qq coisa, liga pra embaixada em Brasília ou pro consulado brasileiro na Ucrânia.

  21. Olá Fabricio,

    Eu estou com uma dúvida. Já fiz a reserva e paguei todos os dias que ficarei no hotel.
    Mas o hotel só me enviou uma carta escrita em ucraniano mesmo, alegando que paguei todas as diárias e com assinatura do diretor do hotel e carimbo do hotel. Isso vale como comprovante pagamento de todas as diárias (voucher)??Ou tem algum outro tipo de papel que eles poderiam estar enviando para mim?

    Obrigadão!!

    • É isso, provavelmente, Katia. Como eles tem registro no ministério do Turismo, esse carimbo deve valer para fins de registro. Aliás, esse registro é uma mera burocracia, não tem mais os fins de controle de entrada e passos do estrangeiro. É só pra manter as aparências e faturar. Por isso cai facilmente.
      Chega com isso no consulado e tira essa dúvida, mas deve servir sim.

  22. Olá Bruna,

    O problema da carta convite, é que na embaixada da Ucrânia no Brasil, eles não informam sobre esse pequeno detalhe do parentesco para registrar a Carta Convite!!
    No OVIR da cidade de Uzghorod na Ucrânia, por exemplo, eles não registram carta convite sem ser hotel, empresa ou com grau de parentesco.
    Na dúvida, fala pro seu namorado ir lá com a carta convite.
    Aqui no Brasil tem agências de turismo ou mesmo despachantes que vendem a carta convite por uns 80 à 90 dólares.

    • Exatamente. Por isso é preciso alguém na Ucrânia com malandragem, de chegar no OVIR e dizer que vai fazer uma queixa ou que conhece alguém importante e que isso está errado. (Todo mundo por lá conhece alguém. É o esporte nacional, conhecer alguém em algum lugar importante). Se o OVIR não registra, está errado. Ou certamente está esperando uma a$$e$$$rtiva de quem vai te convidar, se é que vc me entende…
      E até 90 dólares, pra comprar a carta, eu acho bem razoável. Pq depender de órgão estatal e da boa vontade alheia é um saco.

  23. Olá Fabricio,
    Obrigadão pelas dicas!!!
    Espero que dê tudo certo na quinta para mim!!A vdd, eu não sei se esse hotel que reservei tem registro no ministério do turismo, porque eles nem sabiam como fazer uma carta convite!!!
    Sobre o OVIR em Uzghorod, um amigo do Departamento de Terrorismo e Narcótico foi tentar resolver esse pepino para mim, mas não conseguiu nada!!!Coisa difícil!!

    Obrigadão pelas dicas e ajuda!!

  24. Olá! Alguém sabe como faz pra brasileiro tirar visto pra Ucrânia na Europa?
    Estou na Rep. Tcheca e pretendo ir à Ucrania em janeiro, para participar de um projeto. Não consegui maiores informações por aqui.

    • Oi Marina,
      Não importa onde vc esteja, se tira sempre o visto para o país de destino na embaixada do referido país. Procure a embaixada da Ucrânia.
      Em Praga, a embaixada fica em Praha 6, perto do metrô Dejvicka (rua Charles de Gaulle 26). Bem fácil de achar.
      Boa sorte
      Fab

  25. Pessoal,

    Por experiência própria e um contato “quente”, posso afirmar que essa burocracia toda para liberação do visto bilateral é “obra” do nosso querido Itamaraty. Para vocês terem uma ideia, o processo para vistos bilaterais do Brasil e da Argentina com a Rússia começou no mesmo período (para não dizer que o argentino começou depois) e a Argentina já estava com tudo funcionando em 2009.

    Recordar é viver:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u609148.shtml

    “Já está tudo pronto da parte do governo russo, é o Brasil que está atravancando o processo”, disse um diplomata russo consultado pela Folha. Países da região, como Argentina (que assinou acordo em dezembro), Venezuela, Cuba, Peru e Equador já têm acordos semelhantes com Moscou.

  26. Olá!!
    E aí?? Entrou em vigor a isenção de visto entre os dois países?
    Bom, de qq forma meu visto fica pronto no começo da semana que vem….

  27. Tomara que tenha entrado em vigor o acordo, apesar que até agora não consegui nenhuma informação extra.
    Minha namorada Ucraniana pegou o visto Brasileiro dela nessa última Segunda-Feira, só por garantia.
    E eu estou planejando ir a Ucrânia ano que vem, espero que até lá o acordo tenha entrado em vigor!
    Lembro que quando eu estive na Rússia, logo no primeiro mês do acordo de isençào de visto e ninguém na Finlândia acreditava que fosse verdade!!!

  28. Pesquisando no site da Embaixada, fiquei com uma dúvida: brasileiro quem tem visto válido para os EUA não precisa do visto ucraniano para viagens de turismo? Alguém já se deparou com esta questão? Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here