Fim do visto para Ucrânia: parece que agora vai!

17
131
views

Os amigos avisaram e eu reproduzo aqui. O site da Embaixada da Ucrânia no Brasil colocou um comunicado sobre o acordo de isenção de vistos entre os dois países no site, avisando que o mesmo passa a valer, finalmente, no próximo dia 30 de dezembro. Ou seja, parece que, enfim, nossos problemas estão acabados. Em 2012, poderemos ir e vir pra Ucrânia, para fins turísticos, por períodos de até 90 dias, sem a medonha burocracia.

Agora, como o site só postou o comunicado em ucraniano (e eu não tenho a menor ideia do motivo pelo qual eles fizeram isso), a gente traduz aqui para todo mundo.

Da adoção do regime de liberação de vistos entre Brasil e Ucrânia

Comunicamos que o acordo entre a Ucrânia e o Governo do Brasil para liberação parcial de vistos, assinado em 2 de dezembro de 2009, em Kiev, deve entrar em vigor no dia 30 de dezembro de 2011.

O acordo prevê entrada livre mútua para cidadãos da Ucrânia e Brasil para turismo e negócios em períodos que não excedam os 90 dias, dentro de 180 dias a partir da data da primeira entrada.

O documento de viagem válido para cidadãos da Ucrânia no Brasil sob o referido acordo é o passaporte de cidadão da Ucrânia para viagens ao estrangeiro e o documento de viagem infantil.

ЩОДО ЗАПРОВАДЖЕННЯ БЕЗВІЗОВОГО РЕЖИМУ МІЖ УКРАЇНОЮ ТА БРАЗИЛІЄЮ

Повідомляємо, що Угода між Урядом України та Урядом Федеративної Республіки Бразилія про часткову відмову від віз, підписана 2 грудня 2009 року в м. Києві, набирає чинності 30 грудня 2011 року.

Угода передбачає взаємний безвізовий порядок в’їзду для громадян України та Бразилії з метою туризму та бізнесу на період не більше 90 днів протягом 180 днів з дати першого в’їзду.

Проїзними документами, дійсними для поїздок громадян України в Бразилію на умовах згаданої Угоди, є паспорт громадянина України для виїзду за кордон та проїзний документ дитини.

17 COMENTÁRIOS

  1. Ok Fabricio, muito obrigada pelo post e pelas dicas. O “Falando Russo” é muito interessante, e acho que já estou “viciada” nele, pois sempre dou uma passadinha, procurando pelas novidades. Parabéns…

  2. Ola Fabricio!!
    Antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo blog!! Ele eh muito bom!!Estou viciada nele tb!!XD Sempre dou uma passadinha por aki!!=)

    Tenho uma duvida!!Eu estou na Ucrania com visto para 2 meses, se caso essa lei de isencao entrar em vigor em dezembro, serah que apenas mudando a data da passagem de volta consigo ficar por mais um mes?Ou no caso tenho que respeitar o visto carimbado que estah no meu passaporte?

    Obrigadao pelas dicas!!!=)

    PS:Desculpe pela falta de acentuacao mas o teclado que estou usando eh russo e os acentos nao estao funcionando!!=(

    • Oi Katia,
      Valeu pelas visitas e pelos comentários!
      Então, essa é uma pergunta complicada. Pela lógica, vc pode ficar até 90 dias, prazo máximo para turistas. Mas como vc entrou antes do acordo vigorar, pode estar sujeita à legislação antiga. Sugiro que vc entre em contato com a embaixada brasileira. É mais seguro.
      E boa viagem!

  3. 9 de dezembro de 2011

    O REGIME DE ISENÇÃO DE VISTOS ENTRE A UCRÂNIA E O BRASIL ENTRA EM VIGOR

    Comunicamos, que em 30 de dezembro de 2011 entrará em vigor o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Ucrânia sobre Isenção Parcial de Vistos, assinado em Kiev, em 2 de dezembro de 2009.

    Ele estabelece, em seu Artigo 1, a desnecessidade de vistos em passaportes válidos para entrar, permanecer, transitar e sair do Estado da outra Parte Contratante para fins de turismo e negócios. Essa isenção é válida para períodos de até 90 (noventa) dias, durante um intervalo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data da primeira entrada (Artigo 2).

    http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/news/detail/72432.htm

  4. Olá Fabrício,
    Quero viajar para a Ucrânia agora em fevereiro para permanecer durante os 90 dias.

    Como nunca viajei para fora do Brasil, tenho uma dúvida.

    Agora que não precisa mais do visto para turismo, o que preciso para ir viajar além do Seguro Saúde por todo o período?

    No caso não gostaria de pagar pelas diárias em um único hotel por todo o período sendo que pretendo fazer um tour em várias cidades da Ucrânia.

    Você que tem experiência com isso, o que me sugere?

    Obrigada

    • Boas Alesha,
      Então, como não é necessário ter um visto prévio, vc precisa cumprir os requisitos de qualquer viagem para o exterior (essas regras valem para todos os países, não só da União Europeia), que vc pode conferir aqui: http://demochilao.blogspot.com/2008/03/requisitos-migratrios-para-europa.html
      Não é que vc precise ter reservas para toda a viagem. Mas é bom que vc planeje tudo, tenha reservas para os vários locais que vai ficar e tal. Na maioria das vezes, ninguém pede nada, mas, se pedirem e vc não cumprir esses requisitos, podem ser deportados.
      Ou seja, recomendo planejar os lugares para onde quer ir, reservar hoteis ou albergues e pegar a estrada. E, se vc quiser mudar algo, basta entrar em contato com os hoteis/albergues e mudar.
      Abraços e, qq coisa, estamos aí!
      fab

  5. Gente preciso contar, o visto caiu mesmo!!!! Estou na Ucrania neste momento. Entrei no dia 30/12, primeiro dia. Resolvi arriscar, pois falei com o ministerio das relacoes exteriores da Ucrania e eles me confirmaram a informacao. Causei espanto ate na imigracao, (entramos de carro, eu e meu namorado, que eh ucraniano, mas mora fora), que precisou confirmar se estava liberado mesmo.
    Enfim, noticia confirmada, para felicidade geral da nacao!!!!!

  6. Boa noite,
    Alguém mais sabe se realmente o acordo ja esta em vigor? Estou com passagem comprada para o dia 17, mas pra dizer a verdade estou um pouco arrependida de não ter feito meu visto, pois não vejo nada muito concreto quando a esse acordo…
    Se puderem me ajudar com mais informações, ficarei muito grata…
    att,
    Dani

  7. Olá Fabrício,
    Estou com uma dúvida (como sempre)=)
    Meu namorado é ucraniano e virá no meio do ano me visitar no Brasil, no caso, ele ficará na minha casa.Então eu enviarei à ele uma carta alegando que ele ficará hospedado na minha casa para que ele apresente na entrada (aeroporto no Brasil). Esta carta (documento) eu tenho que registrar (autentificar) no cartório? Ou pode ser apenas a carta escrita e assinada sem nenhum carimbo?
    Mto obrigada!!
    Fico no aguardo!!

    • Oi Katia,
      Não entendi, qual o motivo da carta? Os vistos acabaram, teu namorado ou qualquer ucraniano pode ficar no Brasil por até 90 dias para fins de turismo. Não precisa registrar nada em lugar nenhum…
      Se você quiser, por um capricho máximo, deixar com ele uma documentação de que ele vai ter onde ficar, faça uma reserva em um hostel qualquer e depois cancele. Não se cobra nada por isso.
      Abraços
      Fab

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here