Flashmob-protesto no metrô de Moscou

Esse é um ‘post de contraste’. Anteontem e hoje, pelos metrôs da vida em Moscou, estão acontecendo ‘flashmobs’ (atos rápidos realizados em um local previamente combinado, geralmente, via web), nas quais os participantes usam adesivos nas bocas, protestando contra o resultado das eleições de 4 de dezembro.

O correspondente do canal ‘Дождь’ (sim, o nome do canal é ‘chuva’ mesmo!) estava ali no local um pouco antes. A ação foi combinada via Vkontakte, o Facebook russo, e, às 20h, todos colaram adesivos nas bocas com frases como «Больше молчать нельзя», «Когда голос украден – жизнь замирает», «4.12 украли наши голоса» – Não mais nos calaremos, quando a voz é roubada, a vida começa a morrer e 4.12 roubaram nossa voz.

O grande problema de manifestações na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e similares é aglomerar-se ou fazer barulho demais. A polícia reprime logo, desce a pancada e prende logo, inventando uma justificativa canhestra qualquer. Essa turma se dissipou e se encontrou depois na Praça Púchkin, para terminar tudo com uma salva de palmas.

Ações como essa são o comecinho de uma agitação popular mais espontânea. Elas acontecem sem o aval do Kremlin e por iniciativa popular. Não sei se é pouco, mas é válido. Aquelas da semana passada aconteceram sempre com total aquiescência de Putin e cia., o que, para mim, invalida bastante seu fim.

Lembro que amanhã, 24 de dezembro, está marcada, autorizada, delimitada e engessada, uma nova grande manifestação contra o resultado das eleições. Vamos ver no que vai dar.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Ativistas do Femen na Bielorrússia: isso é protestar

Quem acompanha o blog sabe que, hard news, as notícias do cotidiano, eu evito falar aqui, já que você vai...

Fechar