GAIshnik, GIBDDshnik… o que te espera nas estradas russas

1
47
views

Ontem, ao falar de trânsito, acabei mencionando um tal de ‘gaishnik’ aqui no blog. Daí uns amigos me emailaram, perguntando que papo é esse de ‘gaishnik’. Bom, goiabei e faltou mesmo explicar. Então aqui vai. Gaishnik é como são conhecidos os guardinhas de trânsito na Rússia. O nome vem da sigla GAI – Gosudarstvennaya Avtomobil’naya Inspeksya (algo como inspeção estatal de automóveis). E, como se trata de uma gíria, não recomendo que você se dirija a um destes sujeitos pelo apelido…

Aliás, se não me engano, hoje o GAI já era. Foi substituído pelo GIBDD – Gosudarstvennaya Inspeksya po Bezopasnosti Dorozhnogo Dvizhenia (ou inspeção estatal pela segurança do trânsito nas estradas, por aí). Daí, também tem apelido na gíria: GIBDDshnik.

São, invariavelmente, guardinhas chatinhos, que pipocam nas estradas e nas ruas, sempre de poucas palavras e muita, mas muita marra. Não é do nível PM, se compararmos com o Brasil, mas podem causar muitos problemas. O ideal é sempre respeitar os limites de velocidade, os sinais, andar com documentos, enfim, as leis de trânsito em geral.

Eu fui parado algumas vezes dirigindo, e outras inúmeras quando estava com amigos. Em todas as vezes, houve jeitinho, dependendo do grau de ‘importância social’ de cada um, digamos assim. Mas a forma correta de falar com eles é chamando-os de ‘inspektor GIBDD’. Nada de ‘tovarish’, ‘drug’, ‘chuvak’, ‘milisioner’, ‘ofiser’ e outras fanfarronices. Fale sempre cordialmente, com educação. O melhor é realmente não ter histórias especiais para contar…

Sei que o vídeo está em russo, mas quem entender alguma coisa, vai se divertir. É um doido que anda com uma câmera escondida no carro, meio que sacaneando os GAIshniki. Sempre exigindo o procedimento absolutamente correto dos guardas – pede documento a eles, pede que preencham formulários, sigam as rotinas, pergunta se não leram a atualiação da lei… Os guardinhas se assustavam, uma comédia!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here