Geórgia suspende regime de vistos para russos e inicia nova etapa na diplomacia com o Kremlin

1
115
views

Saindo da esfera político-eleitoral para o campo das relações internacionais, uma notícia importante de hoje foi a mudança unilateral no sistema de vistos entre Rússia e Geórgia (que o nosso amigo Cyxymu deu em seu blog aqui). O governo de Tbilisi fez o anúncio da mudança e, em menos de 48 horas depois da publicação no Законодательного вестника Грузии, o Diário Oficial deles, ela entrou em vigor.

Visto para a Geórgia - http://cyxymu.livejournal.com/

Até ontem, o cidadão russo precisava ter um visto para entrar na república caucasiana. Agora a entrada é livre, para o período de 90 dias. Isso pode ser entendido como um gesto de boa vontade do governo de Mikhail Saakashvili para com o Kremlin, prova que a Geórgia fez enormes avanços para eliminar a burocracia, mostra para a União Europeia e os Estados Unidos que está disposta a se tornar um player global e, sobretudo, vai poupar um enorme tempo nos consulados georgianos e nos controles de fronteira do país.

Por outro lado, quando soube da medida, grandes nomes do Kremlin ainda fazem pouco caso. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, voltou a declarar que a Rússia não vai mudar seu regime de vistos para georgianos, mas vai manter ‘relações civilizadas’ com os vizinhos.

Já Konstantin Kosachev, do Comitê para Assuntos Internacionais, considerou a ação ‘propagandista’ e reafirmou que, para a normalização das relações entre os dois países, Tbilisi deveria admitir que a ação militar de agosto de 2008 na Ossétia do Sul foi um erro e parar de ‘demonizar’ e declarar a Rússia ‘inimigo número 1 do povo georgiano’ («главным врагом грузинского народа»).

Além dos fatos

Logo após a guerra entre os dois países pela Ossétia do Sul, a política de vistos foi instituída. Em outubro de 2010, Saakashvili dispensou a exigência de vistos de moradores das republicas caucasianas, em uma medida que irritou bastante Moscou, já que a Geórgia é uma forte incentivadora da ‘união dos povos do Cáucaso’. Mas seguiu exigindo do resto dos russos.

O líder georgiano não é bobo. Ele sabe que os russos ainda têm uma ligação muito forte com a Geórgia, apesar da guerra e dos anos de hostilidades. Entre a juventude russa, claro, há uma rejeição a todos os povos do cáucaso, sem distinção. Mas Tbilisi pensa e age diferente da velha classe de raposas políticas que habita o Kremlin. Basta lembrar que a média de idade dos ministros georgianos é de 37 anos, ou seja, é um país dinâmico, que, apesar dos conflitos, não parece ter interesse em rusgas. Saakashvili também está de olho nas divisas do turismo que os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, ali do lado, podem gerar. Afinal, se você vai a Sochi, vai à Geórgia, beber um bom vinho e comer um delicioso khachapuri…

A Ossétia do Sul e a Abkházia são sim, problemas diplomáticos severos, ainda longe de uma resolução, visto que o governo russo ainda vive nos tempos da Guerra Fria, a Geórgia flerta com a OTAN mas mantém um certo ar colonialista e a ONU não está nem aí para essa confusão toda – é problema de Pútin, dizem.

Um outro ponto que vale ser ressaltado é o fato de os movimentos pró-democracia da Rússia frequentemente citarem o exemplo das reformas na Geórgia. Vira e mexe, a gente topa com citações ao best-seller de Larissa Burakova, ‘Por que na Geórgia deu certo? (Почему у Грузии получилось?), no qual ela explica todas as mudanças econômicas e políticas pelas quais o país passou no fim da década de 2000. Ou seja, não é lá um bom exemplo para o Kremlin…

Só para lembrar: as duas repúblicas separatistas da Geórgia, Abkházia e Ossétia do Sul atuam como independentes ‘de facto’. Carimbam passaportes em seus postos de fronteira. Se um russo – ou qualquer estrangeiro – tentar entrar na Geórgia com um desses carimbos, é deportado na hora.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,
    Gostei de sua Publicação.
    Já conhece o Café Marita que emagrece ?

    CAFÉ MARITA

    Confira o porque o Café Marita é um produto que combate a obesidade! A formulação do Café Marita possui ervas naturais que inibem seu apetite e aceleram seu metabolismo.

    Formulação é 85% de café arábica, 7,5% de erva mate e 7.5% de Garcínia Camboja, para preservar o sabor e aroma do café.

    INGREDIENTES DO CAFÉ:
    Nosso café marita é composto por produtos naturais e termogênicos, sendo:

    PRIMEIRO componente o café arábica, ou seja um café com 50% a menos de cafeína, tipo exportação com sabor e aroma iniquilateral.

    SEGUNDO componente é a erva mate que é uma planta medicinal e estimulante.
    Sacia a fome, estimula a função cerebral, melhora a circulação sanguínea, facilita a digestão, limpa a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

    TERCEIRO é o nosso maior SEGREDO, um fruto chamado Garcínia Camboja, originário da Ásia e que queima a gordura corporal, inibe o apetite, tira a ansiedade e ainda reduz os níveis de glicose no sangue, auxiliando no controle da diabetes e colesterol alto.
    A Garcínia possui em sua composição o importante Ácido hidroxibutírico (AHC). Este inibe um enzima chamada CITRATO LIASE, que auxilia a transformar o excesso de carboidrato em gordura, ou seja sem a enzima citrato liase nenhum carboidrato se transforma em gordura por isto emagrasse rápido e com saúde.

    QUAIS OS 33 BENEFÍCIOS DO CAFÉ MARITA, COMBINADOS COM GARCINIA CAMBOJA, ERVA MATE E CAFÉ ARÁBICO?
    É Composto por grãos do tipo Arábico
    Considerado o mais nobre!
    Possui 50% de cafeína
    Mais aromático, encorpado
    Equilíbrio perfeito entre doçura e acidez
    Reduz o Apetite
    Ajuda prolongar seu tempo de vida
    Ajuda a regular o fígado
    Ajuda no combate de diabete tipo 2
    Ajuda no combate ao câncer
    Ajuda a NEUTRALIZAR o aparecimento do AVC
    Ótimo para combater asma de dor de cabeça
    É rico em antioxidante e combate ao aparecimento de rugas, e marcas de expressão na pele
    Mais disposição e energia
    Queima a gordura
    Bloqueia a gordura e o açúcar
    Aumenta a massa muscular magra
    Tem efeito saciante
    Aumenta sua energia
    Reduz os ataques de fome
    Atua como antioxidante
    Ajuda remover o colesterol RUIM
    Contém Flavonóides que reduzem os triglicerídeos
    Melhora os níveis de serotonina, ativa o bom humor
    Ajuda emagrecer
    Combate o colesterol mau
    Aumenta o colesterol bom (HDL)
    Diminui a taxa de glicose no sangue
    Estimula a função cerebral
    Melhora a circulação sanguínea
    Facilita a digestão
    Limpa a pele
    Ótimo para o sistema cardiovascular e respiratório

    Dúvidas envie WhatsApp +55 61 8555-9230

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here