Happy Xmas (War Is Over)

3
1415
views

Hoje, refazendo os boxes de links do blog, pude rever alguns de meus favoritos, emailar seus donos e curtir um pouco mais. Fazia tempo que não fazia uma ronda pelos blogs. Vou acrescentar alguns outros também e a coisa ainda vai tomando forma.

Mas uma coisa me chamou atenção: em TODOS os blogs, os derradeiros posts falavam sempre algo sobre União Soviética, comunismo, socialismo… Alô galera, isso aí tudo faz parte do passado. Em média, o mundo comunista ruiu tem o quê, 20 anos já? Já deu, hora de seguir adiante, criticar, analisar, curtir e entender a Rússia de hoje. E a Letônia, e o Kirguistão, e a Ucrânia, e a Armênia… Enfim, país a país, cada um já está com a identidade bem crescidinha.

Eu até entendo isso – europeus e americanos adoram viver essa utopia bipolar, analisar, se debruçar nesse tema. Por eles, a gente não esquecia isso nunca. Tudo, na visão deles, é culpa do comunismo e da União Soviética. Eu discordo. Muita coisa ruim da Rússia atual – e eu chuto a maioria – é problema comum a todos os países. Circunstancialmente, 23 anos atrás, lá o poder era dos sovietes…

Fica aí a crítica, galera do Google Translator – é, não tem jeito, eu não vou postar sobre a Rússia em inglês. Em russo, se eu perder a vergonha. A gente vai debater e tomar vodka, mas  sempre sobre a Rússia. URSS, pra mim, é a piada do século. E nem tem mais graça…

Em tempo: o título se refere ao trote de John Lennon, no fim de 1969. Antes de lançar esse single – copiado por 9 entre 10 fazedores de jingles de Casas Bahia no Natal – ele e a Yoko espalharam por um monte de cidades outdoors e cartazes com essa frase. E a guerra comendo solta no ‘Nam. Mas, de fato, ele tinha razão…

3 COMENTÁRIOS

  1. URSS (ou melhor dizendo, o comunismo dela) até considero a piada do século passado. 🙂

    Deixei de assinar vários blogs, inclusive o ER, pois eles costumam seguidamente reacender a celeuma sobre o comunismo. Aliás, o ER tem a mania de citar os países da CEI como se eles ainda com a Rússia fossem aquela unidade que se desmantelou há vinte anos.

    Em 2010, ficar batendo na mesma tecla é literalmente misturar alhos com bugalhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.