Happy Xmas (War Is Over)

3
194
views

Hoje, refazendo os boxes de links do blog, pude rever alguns de meus favoritos, emailar seus donos e curtir um pouco mais. Fazia tempo que não fazia uma ronda pelos blogs. Vou acrescentar alguns outros também e a coisa ainda vai tomando forma.

Mas uma coisa me chamou atenção: em TODOS os blogs, os derradeiros posts falavam sempre algo sobre União Soviética, comunismo, socialismo… Alô galera, isso aí tudo faz parte do passado. Em média, o mundo comunista ruiu tem o quê, 20 anos já? Já deu, hora de seguir adiante, criticar, analisar, curtir e entender a Rússia de hoje. E a Letônia, e o Kirguistão, e a Ucrânia, e a Armênia… Enfim, país a país, cada um já está com a identidade bem crescidinha.

Eu até entendo isso – europeus e americanos adoram viver essa utopia bipolar, analisar, se debruçar nesse tema. Por eles, a gente não esquecia isso nunca. Tudo, na visão deles, é culpa do comunismo e da União Soviética. Eu discordo. Muita coisa ruim da Rússia atual – e eu chuto a maioria – é problema comum a todos os países. Circunstancialmente, 23 anos atrás, lá o poder era dos sovietes…

Fica aí a crítica, galera do Google Translator – é, não tem jeito, eu não vou postar sobre a Rússia em inglês. Em russo, se eu perder a vergonha. A gente vai debater e tomar vodka, mas  sempre sobre a Rússia. URSS, pra mim, é a piada do século. E nem tem mais graça…

Em tempo: o título se refere ao trote de John Lennon, no fim de 1969. Antes de lançar esse single – copiado por 9 entre 10 fazedores de jingles de Casas Bahia no Natal – ele e a Yoko espalharam por um monte de cidades outdoors e cartazes com essa frase. E a guerra comendo solta no ‘Nam. Mas, de fato, ele tinha razão…

3 COMENTÁRIOS

  1. URSS (ou melhor dizendo, o comunismo dela) até considero a piada do século passado. 🙂

    Deixei de assinar vários blogs, inclusive o ER, pois eles costumam seguidamente reacender a celeuma sobre o comunismo. Aliás, o ER tem a mania de citar os países da CEI como se eles ainda com a Rússia fossem aquela unidade que se desmantelou há vinte anos.

    Em 2010, ficar batendo na mesma tecla é literalmente misturar alhos com bugalhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here