JN mostra o futebol na cidade mais fria do mundo

Essa eu botei no Twitter e no Facebook do Falando Russo, mas pensei bem e acho que seu lugar é aqui no blog mesmo. O Jornal Nacional mandou uma equipe com o Tino Marcos para a Yakutsk, a capital da Yakutiya, lá no extremo oriente da Rússia, no coração da Sibéria, para mostrar como é que se joga futebol sob o frio que pode atingir 60 graus negativos: é a cidade (ok, com mais de 10 mil habitantes) mais gelada do mundo.

Mas, antes do vídeo, um pouquinho sobre a área. A Sibéria, como a gente conhece, é uma região muito mais do que uma unidade administrativa. Mais ou menos, é como a Amazônia, que engloba vários estados em alguns países. São dezenas de ‘oblast’ (algo como área ou província), ‘krai’ (mais ou menos como ‘oblast’ – no tempo da URSS, havia uma diferenciação, mas hoje, na Rússia, ninguém sabe explicar…), ‘okrug’ (distrito autônomo) e repúblicas, entre elas a República de Sakha (se lê sárra), ou Yakutia – onde a matéria foi gravada.

Yakutia, ou Sakha, tem um imenso território, sendo a maior unidade administrativa de uma federação do planeta, muito embora tenha uma população com menos de 1 milhão de habitantes. São três os fusos e uma língua própria que, acabei de descobrir via wiki, é derivada das línguas turcas. Convivi com alguns Yakuts em Moscou, povo muito gente boa e simpático, como você pode ver no vídeo, aliás.

Lá também é a terra do jornalista gente boa Bolot, um blogueiro interessantíssimo que sempre conta as coisas legais e curiosas da gelada terra no meio da temida Sibéria. No blog dele, você encontra tudo sobre a Yakutiya. E, se você curtir, pode seguir o Bolot no twitter também, pois, além de contador de histórias de mão cheia, o cara é um fotógrafo de primeira. E o mais legal: tudo em inglês, para quem não fala russo.

Agora, vamos ao vídeo!

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


3 respostas para “JN mostra o futebol na cidade mais fria do mundo”

  1. LuRussa disse:

    olá, vc está aqui na Russia ????

  2. Tiger disse:

    Beth disse:Eymard, Suely e SueliO Centro do Rio pode ser visitado tranquilamente, durante o horário comercial. Já visitas às praias mais desertas e distantes, durante o fim-de-semana. E assim por diante. É algo como &#o820;ac2mpanhar a maré”. ou seja, ir nos locais nos horários em que são frequentados por mais pessoas, onde o policiamento é mais frequente. Carioca frequenta tranquilamente ensaios de Escolas de Samba, etc, mas sempre em grupo. E daí por diante. Procurando se informar bem, dá para ir tranquilamente onde vc quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Dicas de russo para começar o ano bem!

Para começar 2012 levinho, levinho, queria fazer um post sobre língua russa e tal, com expressões, músicas e afins. Já...

Fechar