Jornal é alvo de ‘nashistas’ religiosos

Ontem, o jornal <<Novaya Gazeta>> foi alvo de protestos de religiosos do grupo <<Nashi>> (nossos). Isso ocorre após a publicação de uma matéria sobre as circunstâncias estranhas da morte do antigo patriarca da igreja ortodoxa russa – o equivalente ao papa da igreja católica -, que irritou a classe religiosa da sociedade, hoje muito influente, rica e poderosa na Rússia.

A matéria é intrincada e lança suspeitas de que o antigo patriarca – já com substituto escolhido – tivesse ligações com setores, digamos, vermelhos. Assim, persona non grata de Vladimir Vladimirovich Putin. Além disso, outra matéria, publicada na edição desta semana, insinua que o religioso teria sido o <<homem que abençoou a guerra na Chechênia>>. Por sua vez, o <<Nashi>> alega, em seus panfletos, que o então pontífice tentou, por várias vezes, mediar o fim do conflito.

Com isso, a publicação aumentou seu cordão de inimizades. A ala ortodoxa do movimento <<Nashi>> – conhecido grupo de jovens patrocinados por Putin – permanece, ontem e hoje, na frente do prédio do jornal, acusando os jornalistas de <<trabalharem bêbados>> e <<publicarem mentiras>>, exigindo retratação.

O <<Nashi>> se entitula <<Movimento Democrático da Juventude Antifascista>> e, teoricamente, luta contra o preconceito e pela liberdade na Rússia. Mas é constantemente alvo de denúncias e ataques por parte da imprensa pró-ocidente.

Fundado com a ajuda do ex-premiê e Nobel da Paz Mikhail Gorbachev em 1993, o <<Novaya Gazeta>> simboliza o que seria uma ‘imprensa russa livre’ e conta com poucos pares na ex-União Soviética.

Segundo relatório da Humans Right Watch, nos últimos oito anos, quatro repórteres do <<NG>> foram assassinados.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


2 respostas para “Jornal é alvo de ‘nashistas’ religiosos”

  1. […] outras organizações sociais russas – sejam elas ideologicamente legítimas ou não. Como no caso do ‘Nashi’. Vale lembrar que o NG tem seu controle dividido entre o ex-premiê soviético Mikhail Gorbatchev, o […]

  2. […] filme conta a história de Masha Drokova, uma então séria ativista do movimento ‘Nashi‘, a juventude de Putin, grupo muitas vezes acusado de autoritarismo e ultranacionalismo. A […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Perestroika no blog

Hoje, o post na verdade não é um post. É só para avisar que incluí aqui na barrinha da esquerda...

Fechar