Jovem de 15 anos escreve seu nome na História do Cosmos

0
42
views

Um aluno de apenas 15 anos venceu o concurso da Roskosmos, para definir o emblema da 15a missão da nave espacial russa “Soyuz” (que significa “aliança”, aliás). E como tudo isso aconteceu? Absolutamente sem querer. Yuri Menkevich criou o desenho do anjo dourado, como dizem por aqui, “de bobeira”, durante uma de suas aulas na escola de Kuzbass, na região de Kemerovo, Sibéria, inspirada pelo concurso que a agência espacial russa conduzia pelo país. Uma de suas professoras resolveu enviar o desenho para a Roskosmos. Mas o concurso já estava rolando, de modo que o desenho acabou ficando fora da seleção.

           

Aí que entrou o “milagre”. Um dos cosmonautas, Roman Romanenko, viu o desenho sem querer e não teve dúvidas. Decidiu que esse emblema deveria estar na nave, da qual será o capitão, e acabou decidindo o concurso. Em seguida, a Roskosmos entrou em contato com a escola e falou com uma das professoras, que não entendeu muita coisa. Quando falaram com o rapaz, então, ele achou que fosse brincadeira. Afinal, mal sabia que sua professora havia enviado o trabalho.

O concurso foi aberto em dezembro de 2008 e encerrado agora, em março. Foram mais de 3 mil desenhos concorrendo, não só de toda a Rússia, mas de países como Holanda, México e Índia. Como prêmio, Menkevich vai visitar a Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou, onde são treinados os cosmonautas que viajam em missões russas. E vai assistir ao lançamento da Soyuz 15 – em data ainda a ser definida – ao lado dos operadores, na sala de controle. Absolutamente, um sonho que se torna realidade! Confira no vídeo a seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here