Kalashnikov vira ‘Heroi da Rússia’ pela invenção do fuzil

Aos 90 anos, o inventor da arma mais famosa da história da humanidade recebeu a maior condecoração militar da Rússia. Hoje, Mikhail Kalashnikov recebeu a ordem de ‘Heroi da Rússia’, por ser um ‘símbolo da capacidade criativa do povo russo’, conforme descreveu o presidente Dmitri Medvedev.

E o mais interessante foi o que veio depois, na explicação do líder: “Kalashnikov é hoje uma das palavras russas mais conhecidas no mundo. E isso não foi por acaso. Esse tipo de criatividade brilhante move nosso país adiante”, justificou, ao prender a medalha no peito do famoso inventor.

Mas, por mais que se possa estranhar tamanha condecoração para o criador da arma que mais matou – e mata – gente no mundo, o prêmio a Mikhail se justifica. “Não é minha culpa, se hoje em dia usam minhas armas onde e como se deve. É culpa dos políticos, não dos construtores. Eu criei armas para a defesa das fronteiras”, explica o heroi da Rússia. E se o maior prêmio academico e científico do mundo – incluindo o da paz – leva o nome do químico sueco que inventou a dinamite, Kalashnikov também merece…

Vale lembrar ainda que a IZH, fábrica que produzia as kalashnikovs originais russas, faliu alguns meses atrás. Em parte devido ao altíssimo índice de pirataria. Mas o real motivo seria a má administração e um complexo jogo de transferência do controle entre os acionistas.

Segundo o Guinness – o livro dos recordes -, a arma de fogo atualmente mais utilizada no mundo. Uma em cada 5 no mundo é uma Kalashnikov e, das 500 milhões de armas em operação, ao menos 75 milhões são especificamente a AK-47.

Está ainda nas bandeiras de Moçambique e Hezbollah, no brasão de Moçambique, Zimbábue, Timor Leste, Burkina Faso e da guarda iraniana. Como é uma arma fundamentalmente usada em guerrilhas, pode custar US$ 30, duas vacas, 2g de ouro, 1g de diamante, 5g de heroína…

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Uma resposta para “Kalashnikov vira ‘Heroi da Rússia’ pela invenção do fuzil”

  1. fdsfsdf disse:

    Web traffic is very important for the popularity of your website. Let’s take a look at some important points that will help you distinguish amateur from experts. Ranking for keywords isn’t an easy task, especially if the word you’re looking for is competitive – for example if you wished to be at the number one slot when a web user was to search “Sports Apparel”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Dia de feriados comunistas: confusão e nostalgia

O dia 7 de novembro costuma ser um dia quente em Moscou - e na Rússia - apesar do frio...

Fechar