Mais jornalistas presos na Rússia

Dando uma geral no noticiário, vi que mais dois jornalistas da ‘Novaya Gazeta’ foram presos na praça Tryumfalnaya, no centro de Moscou. Hoje, o motivo foi um encontro para saber detalhes sobre um protesto na praça. Acontece que a praça está em reformas e está fechada para quaisquer manifestações populares.

Segundo a versão divulgada, os dois jornalistas foram rendidos junto com o representante do movimento ‘Oborona’ por cinco agentes e levados para a delegacia, onde teriam tomado os habituais cascudos para deixarem de serem intrometidos.

Ao que parece, tudo tem a ver com o protesto organizado para o dia 31 de agosto, que apoia o artigo 31 da constituição russa – aquele que garante liberdade para encontros e manifestações públicas, obviamente ignorado solenemente por lá.

E, quando os jornalistas não são presos, o próprio jornal é vítima de campanhas de outras organizações sociais russas – sejam elas ideologicamente legítimas ou não. Como no caso do ‘Nashi’. Vale lembrar que o NG tem seu controle dividido entre o ex-premiê soviético Mikhail Gorbatchev, o parlamentar Alexander Lebedev e uma equipe do próprio jornal.

Mas, se ser jornalista na Rússia é uma profissão de risco, trabalhar na ‘Novaya Gazeta’ também não é nada legal. Para se ter uma ideia, no último dia 28 de julho, mais dois jornalistas da NG foram presos, dessa vez por cobrirem  a prisão e a agressão a um grupo de manifestantes na reserva de Khimki, ao norte de Moscou. O protesto era para evitar que a mata fosse derrubada para a construção de uma autoban ligando Moscou a São Petersburgo.

Jornalistas e manifestantes são presos pelo 'Bope' da Rússia

Jornalistas e manifestantes são presos pelo 'Bope' da Rússia

Segundo relatório da Humans Right Watch, nos últimos oito anos, quatro repórteres do ‘NG’ foram assassinados. Dados da imprensa também dão conta de que profissionais da ‘NG’ já foram presos mais de 50 vezes no mesmo período.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Uma resposta para “Mais jornalistas presos na Rússia”

  1. Bremm disse:

    Não lembro agora se foi comentário nosso, Fabrício, mas cabe lembrar aos demais que o Dyadya Vova é ex-KGB. Prezar liberdade de expressão não é o forte da velha guarda… Infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Happy Xmas (War Is Over)

Hoje, refazendo os boxes de links do blog, pude rever alguns de meus favoritos, emailar seus donos e curtir um...

Fechar