Mais polêmica Rússia x Ucrânia no “Eurovision”

0
16
views

Hoje foi dia de assistir mesmo a TV, mas via web. Depois da final da Supercopa da Rússia, é hora de aturar a breguice da seleção final para escolher o candidato russo que irá representar o país no “Eurovision“, uma espécie de “American Idol” de toda a Europa. Cada país é representado por um cantor ou cantora, ou banda, e os espectadores decidem qual país (artista) é o melhor.

O concurso é um dos programas de TV com maior audiência no mundo – cerca de 100 milhões. São 43 países e muita grana em jogo. E Moscou vai ser a sede este ano. Daí a importância que os russos estão dando para o tema – que já rendeu polêmica, com a música dos georgianos “We don’t wanna put in”.

Mas aí que entra o imbrólio: a vencedora foi Anastasya Prihodko, com a canção “Mamo” . Tudo bem, Nastya já é até conhecida do público, mas o problema é que a moça canta parte de sua música em russo e parte em… ucraniano! Não podia ser pior, tendo em vista o nacionalismo exacerbado e os nervos à flor da pele nos dois países “irmãos”, mas rivais.

Prihodko queria, inicialmente, cantar por seu país, a Ucrânia. Mas foi recusada sabe-se lá com que explicação e decidiu tentar a sorte pela vizinha Rússia. Aí foi aceita. Logo após, os ucranianos reconheceram o “erro” e convidaram a moça, no que ela recusou prontamente. Todos os ingredientes para uma apresentação polêmica e apimentada.

Na Ucrânia, o povo está adorando a ironia, embora não goste muito de Anastasya. Afinal, é problemático uma ucraniana de Kiev representar a Rússia. Já os vizinhos estão odiando. Basta ver os comentários na página oficial da notícia, no site do Eurovision. É paulada atrás de paulada na moça. Críticas nacionalistas, pessoais, e até aos dotes musicais de Prihodko. Que vá lá, é brega, não é nenhuma gênia, mas faz bonitinho.

Agora é ver como Nastya (ah, diminutivo de Anastasya) vai se sair na finalíssima, que acontece dia 16 de maio. Será que vai ser aprovada pelos espectadores?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here