Matando aulas no frio

0
43
views

Com frio de até -42º, as aulas são suspensas na área de Norilsk, no norte da região de Krasnoyarsk, Sibéria. Mas as autoridades autorizaram a ‘matança’ de classes apenas para a molecada até a 5ª série. ‘Enquanto o tempo estiver frio, mas sem vento, as crianças e jovens mais velhos devem continuar indo para as escolas’, disse um funcionário do Ministério das Situações Especiais.

Lembro que esse gatilho em Moscou beira os -25º. Mas é muito variável. O fato é que a vida muda, mas não pode parar. Para os nativos, o frio e a neve fazem parte da rotina. Para quem vem dos trópicos, é desumano. Questão de perspectiva.

Enquanto a Europa sofre com uma ‘nevezinha’, Norilsk vai tocando sua vida. ‘Todos os serviços funcionam normalmente: estradas, luz, aquecimento’, diz o encarregado. Nem o aeroporto da cidade parou. E previsão de calor? Não há…

Dá uma olhada nas fotos e vê se você encara:


Norilsk
NorilskNorilsk
Norilsk
Norilsk
Norilsk
Norilsk
Norilsk
Norilsk

Crédito: http://norilsk.pp.ru/

Artigo anteriorBoa noite, camaradas
Próximo artigoRu-spam
Mestrando em Russo pela USP, formado em jornalismo pela UFF, Letras português - russo pela UFRJ e quase-formado em Cinema, ainda pela UFF, com pós-graduação em Moscou, pela MGU. Morei em Moscou e conheço bem muitas outras cidades russas e do Leste Europeu. Sou um profundo interessado no Cáucaso, onde também estive em várias cidades algumas vezes.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here