Medvedev sem censura?

0
41
views

Voltamos ao tema dos comentários no videoblog do presidente da Rússia, Dmitrii Medvedev. No início da semana, o Kremlin de Moscou ventilou que os internautas poderiam entrar e deixar seus comentários nos posts do líder. Óbvio que comentários insanos seriam censurados, mas a dúvida era ‘até que ponto vão bloquear?’.

De acordo com dados do próprio site, cerca de dois terços das participações dos internautas são bloqueadas ou ficam em análise. Em sua maioria, apenas perguntas sobre o trabalho dos ministérios e sobre esportes entram sem problemas.

Em seu último post, Medvedev comentou sobre ‘descanso ativo’, onde fala, trocando em miúdos, que os russos devem escolher hobbies úteis em vez de estimular o ‘fazer nada’. Muito apropriado, após um acidente com um helicóptero na região de Altay, onde políticos morreram. Investigações preliminares indicam que os mesmos estariam caçando. Numa região onde a caça é proibida.

Daí que os blogueiros de lá, obviamente, cairam na pele do chefe de estado russo. E nenhuma das perguntas, supostamente enviadas, apareceu na tela.

Jornais dizem que Medvedev prepara seus posts sozinho e fala livremente. E gente no Kremlin diz que não há ‘censura política’. Óbvio que há um controle, mas criar um videoblog, estimular uma atmosfera de colaboração e de liberdade, falar com o povo, e depois ‘tosar’ tudo é bastante covarde.

Alguém esperava outra coisa?

Mas que é um barato ler os (poucos) comentários para o presidente, é!

Artigo anteriorPutin pinta com o povo
Próximo artigoQuanto vale o show?
Mestrando em Russo pela USP, formado em jornalismo pela UFF, Letras português - russo pela UFRJ e quase-formado em Cinema, ainda pela UFF, com pós-graduação em Moscou, pela MGU. Morei em Moscou e conheço bem muitas outras cidades russas e do Leste Europeu. Sou um profundo interessado no Cáucaso, onde também estive em várias cidades algumas vezes.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here