Memória do verão em Moscou: cheiro de melancia domina cidade

Conversando com a amiga Ana, me veio à cabeça um gostosa lembrança de Moscou. Ela comentava sobre como as ruas da capital russa estão tomadas por inúmeras e enormes “gaiolas” cheias de melancias. Me veio o estalo na hora: final de julho, agosto, é a época de melancias por lá.

A cidade fica tomada pelo cheiro das frutas e o preço vai lá no chão. Na rua, ônibus, metrô, enfim, em todo o canto, todo mundo está mordendo uma fatia ou então carregando sacolas cheias das delícias redondas para casa. Seja para a sobremesa, seja para fazer compotas.

Esse ano, segundo dados oficiais, são cerca de 500 pontos de vendas espalhados pela cidade. Extraoficialmente, pelo menos o triplo. O quilo custa coisa de 25 rublos (R$ 2).

Mas comprar em qualquer lugar é perigoso. Todo ano, milhares de pessoas são internadas com intoxicação, por comer melancias estragadas ou contaminadas com nitratos. Além disso, os vendedores são, invariavelmente, sujeitos mal-encarados e agressivos. Vale lembrar o caso do nadador megacampeão olímpico Alexander Popov, que foi esfaqueado por um desses sujeitos, fato que acelerou o fim de sua carreira.

É cultura inútil, eu sei. Mas me foi ensinado que as melancias devem vir, fundamentalmente, das regiões de Volgograd e Astrakhan, da fronteira de Stavropol, do Daguestão e do Uzbequistão, além da Turquia. Mas, a cada ano, a prefeitura de Moscou divulga um comunicado, informando qual a procedência das melhores frutas-do-milagre, como são conhecidas.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Cyxymu – ou Sukhumi – escreve carta ao presidente da Rússia

Mais uma vez, vou falar aqui do nosso 'amigo' Cyxymu (Sukhumi, como a gente bem sabe). Alguns dias após o...

Fechar