Momento ‘lembra dele?’: o goleirão Dasaev

Saindo de uma onda (a de violência) e embarcando em outra (a do túnel do tempo), bati de cara com uma entrevista com o lendário Dasaev. Puxa, quem viveu nos anos 80 e não se inspirava naquele goleirão incrível da então seleção da União Soviética, que em 1982, fez milagres contra a seleção de Zico, Sócrates, Falcão e cia.?

Photobucket

Pois é. Dasaev agora é militante político da Edinnaya Rossia, faz parte da comissão técnica do Torpedo Moscou, comentarista eventual de futebol e está sempre representando o futebol da Rússia em eventos por todo o planeta.

Photobucket

Photobucket

Rinat Fayzrakhmanovich Dasayev jogou em três clubes: o Volgar Astrahan, o Spartak Moscou e o Sevilla, da Espanha. Jogou as Copas de 82, 86 e 90, foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 1980 e vice-campeão da Euro 88, ano em que foi eleito o melhor goleiro do mundo. Depois que se aposentou, teve problemas com alcoolismo, mas se recuperou (dizem) e hoje está aí, firme e forte, sem dispensar uma pelada de fim de ano sequer.

E nessa entrevista, o goleirão do Tatarstão se mostrou muito otimista com a nova geração de futebolistas russos. Segundo ele, a nova turma tem condições de conquistar o que nenhuma outra equipe do país conseguiu: um título mundial de expressão.

Photobucket

Além de tudo, o paredão soviético é membro atuante do comitê que fez com que a Rússia fosse escolhida sede da Copa de 2018: “Nós fomos testemunhas de um feito histórico. A decisão da Fifa foi a mais importante no campo esportivo do ano de 2010”, disse.

E a lenda foi além: “Quando eu jogava futebol, nós tínhamos uma equipe muito forte. Se tivéssemos tido a chance de ter um Mundial em casa, poderíamos ter sido campeões. Agora, esta nova geração tem a chance de conseguir o que nós não conseguimos. É preciso preparar os jovens futebolistas”.

Tá aí. Palavra do mito. E fiquei muito feliz em ver um dos ídolos de minha infância ainda bem, atuante e ajudando a conseguir um feito histórico para seu país. Um viva para Dasaev!

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


2 respostas para “Momento ‘lembra dele?’: o goleirão Dasaev”

  1. Влад disse:

    Он тренром вратарей был в нашей команде =)

  2. Muy bueno, a hora jo se muchas cosa a respeto del sucessor de Lev Yashin, muchas gracias.no

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Revivendo os dias de luta pela liberdade

Dando um break na série 'conflitos étnicos', nesta semana aconteceu na Rússia uma das coisas que ainda vou ver nessa...

Fechar