Nova York? Que nada… Moscou é a capital do capitalismo

2
169
views

Nem vou escrever nada. Na cara dura, copio o texto da EFE e linko pra a matéria da Época Negócios, que tem uns bullets legais no tema. Agora quero ver você continuar chamando Moscou de ‘capital da ex-União Soviética’, ‘capital do comunismo/socialismo’, blá-blá-blá  e achar que eles lá ainda tem, na vida diária, alguma coisa remotamente não-capitalista…

Cito aqui um diálogo do filme Брат 2, com o finado Sergey Badrov, que ilustra bem o tema… E não esquece de ler a matéria abaixo!

— А мне здесь нравится. В Америке вся сила мира.
— А в чём сила, брат?
— А вот в чём — в деньгах вся сила, брат! Деньги правят миром, и тот сильней, у кого их больше.
— Ну хорошо, вот много у тебя денег. И че ты сделаешь?
— Куплю всех!
— И меня?

— Eu gosto daqui. Na América está o poder do mundo
— E no que está o poder, irmão?
— Eu te digo em onde… no dinheiro está o poder, irmão! O dinheiro dita a verdade do mundo e, quem tem mais, é o mais forte.
— Então está bem, você tem muito dinheiro. E o que você vai fazer?
— Compro todo mundo!
— E a mim também?

Moscou desbanca NY como cidade com mais multimilionários do mundo

A capital russa acolhe 79 dos 101 multimilionários russos citados na lista de Forbes, 15 dos quais estão entre os 100 homens mais ricos do mundo

Por Agência EFE

Moscou se transformou na cidade com mais multimilionários do mundo, título que só Nova York tinha em mãos até agora, de acordo com a tradicional lista da revista americana “Forbes” sobre as pessoas mais ricas.

A capital russa acolhe 79 dos 101 multimilionários russos citados na lista de Forbes, 15 dos quais estão entre os 100 homens mais ricos do mundo, segundo informam nesta quinta-feira as agências russas.

Moscou, que passou em apenas 20 anos do cenário de uma capital do socialismo ao mais selvagem consumismo capitalista, está no topo da lista, seguida por Nova York, que ostentou esse título nos dois últimos anos.

A capital russa foi considerada nos últimos anos uma metrópole para multimilionários, já que é uma das cidades mais caras do mundo, em particular pelo exagero nos custos de moradia.

Os oligarcas russos, como são conhecidos os multimilionários no país já que a riqueza está normalmente vinculada com sua influência política, parecem já ter superado a crise financeira que lhes fez perder dezenas de bilhões de dólares.

Rússia contava com 62 multimilionários no início de 2010, mas os magnatas do petróleo, aço e outras matérias-primas deixaram para trás os números vermelhos enquanto a economia nacional dava as costas à recessão. Cerca de um terço dos multimilionários europeus está na Rússia, o que demonstra que as diferenças entre ricos e pobres neste país não diminuíram durante a crise.

O homem mais rico da Rússia e o décimo quarto do mundo é Vladimir Lisin, um magnata do aço com uma fortuna de US$ 24 bilhões. No 32º lugar está o atual dono da equipe de basquete americana New Jersey Nets, da NBA, o russo Mikhail Prójorov, que teria somado, segundo Forbes, US$ 18 bilhões.

EFE

2 COMENTÁRIOS

  1. Zdorovo, Fab! Dois pontos:

    1. Em 2008 já era possível sentir que Moscou era (na média) a capital mais cara do mundo. Aliás, com o dinheiro que gastei jantando com a minha professora, poderia ter pago a janta para nós e para minhas duas colegas que estavam conosco hospedadas na embaixada da Lituânia (que era mais barato que qualquer hotel das redondezas da Arbat);

    2. Fico feliz que tenhas saído do blog da Abril. Lá não era possível postar em cirílico, às vezes a plataforma “saía do ar” e finalmente foi anunciado o encerramento do serviço fornecido por eles. Quem não tem competência, não se estabelece.

    Vida longa ao Falando Russo! Poka!

    • Boas Bremm,
      É, comer pode ser uma aventura cara mesmo em Moscou, sobretudo no circuito turistão da Arbat. Mas como a boa mesa não é lá o forte da Rússia, a gente releva… 😀
      E sim, Abril, já deu o que tinha que dar. Mudei ano passado, após uma ‘inside info’, de que esse dia – do fim dos blogs – chegaria logo. Aí juntou as dificuldades técnicas… Bom, mudar é sempre para melhor!
      Davai, na zdarovie! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here