O céu sob o coração: rockdoc imperdível do DDT

0
49
views

Nesta terça-feira, 27/03, aconteceu a première do novo filme/documentário/show do DDT, talvez a maior banda do rock russo de todos os tempos. A sessão de “Небо под сердцем” (Nebo pod sertsem, ou “O céu sob o coração”) aconteceu no cinema 35mm, um dos melhores de Moscou, que também recebe o Festival Brasileiro de Cinema. Sobre o DDT e seu líder/compositor/vocalista Yuri Schevchuk eu já escrevi muito, em vários posts, mas nunca é demais falar deles.

Shevchuk x Putin: inteligência e poder cara a cara

Nascidos na URSS: um pouquinho do mundo DDT

As músicas ‘desencorajadas’ que criticam Putin

Primeiro álbum solo do líder do DDT

Pelo que andei lendo, o filme é dividido em duas partes: a primeira traz um show da banda, gravado no “Olimpiiskii”, em Moscou, dia 9 de novembro de 2011. Além do concerto, também são mostrados pedaços da vida artística do grupo, bastidores, brincadeiras, discussões e escolha de repertório. Se a forma parece repetitiva, o formato é uma novidade para o grupo, que contou com uma superequipe, comandada por Yuri Burak, que não faz quaisquer entrevistas com os músicos. Deixa a ação correr, no melhor estilo documentário/reality show.

Em entrevista à “Novaya Gazeta” (talvez o único jornal relevante na Rússia que não pertence ao estado), Burak diz que o foco, claro, é Schevchuk. “Não queríamos que o filme repetisse informações que existem na internet, como os atos políticos e a conversa de Schevchuk com Pútin, por exemplo. Queríamos fazer um cinema informal, mostrar o lado artístico, de poeta e músico dele, mas também como político. Afinal, ele próprio diz ‘minha política é minha música’. Todos os seus pontos de vista ele coloca em seus versos e em suas performances”.

É claro que ainda não vi o filme, mas já está na lista que Paul Torrentóvski vai trazer das estepes. Por enquanto, algumas fotos e o trailer. Se você quiser ler um review legal (em russo), dá uma espiada nesse aqui, do blog campeão nashrock.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here