Pão de queijo à moda russa

1
1194
views

Quando a gente acha que já viu de tudo… Que tal um legítimo pão de queijo russo? Pois é isso mesmo, um pão de queijo feito lá em Moscou e sem referência alguma a seu ‘primo’ brasileiro.

Ali pelos confins de 2002, se não me falha a memória, um amigo tinha levado um saco de polvilho para Moscou, planejando fazer uma saborosa porção de pães de queijo para a namorada russa. Como eu já tinha visto como eram feitos, me ofereci para preparar os quitutes na casa da Anya. Não ficaram geniais – eu não sou nenhum mestre na cozinha – mas arrebataram alguns fãs na capital russa. Depois disso, tento sempre apresentar o gostoso acepipe aos estrangeiros que pintam por aqui ou levar para os que estão por lá. A receptividade é sempre muito boa. Ah, antes que perguntem, o romance entre o brasileiro e a russa não foi adiante, mas ganhei dois amigos para sempre. Afinal, ajudar a fazer amigos é uma das especialidades de um bom prato mineiro.

Enfim, contei essa história pra nossa boa amiga Ana e pedi pra ela levar contrabando de polvilho para a Anya, que hoje tem uma filhinha linda. Correria pra cá, correria pra lá, acabei não mandando o pacote. Mas eis que, outro dia, ela esbarra com a simpática guloseima num dos famosos mercadinhos ‘perekrestok’ – que você vê por toda a Moscou. Esse, especificamente, fica no Torgovyi Sentr (Shopping Center) Metro-market, dom 10 da ulisa Schabolovka, estação do bonde ‘Fabrika’. Pertinho da metrô Schabolovskaya. E, em russo, ganhou o nome de ‘bulochka syrnaya’.

Segundo a Ana, eles levam farinha de trigo em vez de polvilho e seriam feitos com algum tipo de queijo, não tão gostoso quando o nosso, lógico. Parecem bastante com os brasileiros. Tire suas conclusões aí. E, se você já tiver provado, diz aí se é bom mesmo!

1 COMENTÁRIO

  1. Isso já existe no Brasil, pelo menos em Belo Horizonte se encontra, se chama casulo, é como pão de queijo mas feito com farinha de trigo e é o triplo do tamanho do pão de queijo, eu amo, acho muito gostoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.