Pequeno passeio por Petersburgo

11
20
views

Enquanto não faço o segundo post com as dicas básicas de São Petersburgo – ou Píter, para os amigos – convido os amigos para um pequeno passeio pela capital cultural da Rússia.

O vídeoclipe é da banda Ночные снайперы (Nochnye Snaipery – Snipers noturnos), e a música chama-se Питер-никотин (Piter – Nikotin, Piter é nicotina). É uma canção com uma letra forte e insana, cheia de imagens, como todas dos Ночные снайперы, banda da qual gosto muito há muito tempo.

O refrão diz ‘Piter cheira a nicotina’. E esse vídeo é um passeio pelas ruas da cidade. Até tentei traduzir, mas os jogos de palavras são loucos demais. E como meu talento para tradutor ainda não aflorou, só assistindo mesmo…

дрессированные небом мои глаза –
только ты одна могла мне так сказать.
нужно время намолоть в муку
и перестать бояться нежных скул.

очарованная небом земля у стран.
нужно стать привычным к боли как шаман
и достать ресницами до дна
и увидеть что на дне живёт весна.

дрессированные чудом мои глаза –
нужно стать приманкой пули чтобы так сказать.
нужно время намолоть в муку
и перестать бояться нежных скул.

питер пахнет никотином томным летом.
исчезает мой любимый город детства за лесами.
будто в язвах плечи улиц – целлофаны маскировки
вырастают сплош безликие уроды новой жизни заготовки.

и бросить не могу
уехать не могу
в бессилии молчу
от ярости хрипя…
я драться остаюсь –

я буду защищать тебя!

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, vc sabe onde eu posso fazer o download das musicas dessa banda? Não acho. Conhecia só uma musica, a “31 vesna”, e é uma das minhas favoritas das musicas russas, gostaria de conhecer mais, essa tbm é bem legal!
    Aliás, muito bom o seu blog, estou sempre visitando! 🙂
    Um abraço!

  2. Olá fabyuri

    Vou à Russia em maio e vi alguns comentários no blog sobre se hospedar em casa de família russa. Vc sabe como isso funciona. Estou com dificuldades em saber como isso funciona.
    Obrigada desde já

    • Boas Camila,
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Bom, se hospedar em casa de família russa é um risco muito grande. Caso dê certo, certamente vai mudar sua vida de uma forma que vc não consegue imaginar, para o bem. Agora, pode não dar tão certo, e aí fica uma frustração… Depende muito de vc ter sua alma e seu coração abertos para o novo, para novas pessoas e novos hábitos, numa casa que não é a sua. Muita gente se frustra pq acha que, como está pagando, pode fazer o que quer. Mas casa de família não é hotel né?
      Bom, há alguns sites que vendem esse tipo de experiência. Nenhum que eu conheça, tenha usado ou conheça quem tenha usado.
      Eu fiquei em casa de família algumas vezes. Uma vez não deu certo, mas em todas as outras foi fantástico. E tudo começou ou com um anúncio de jornal ou um papo em uma estação de trem. Confesso que tive muita sorte, porém…
      Abraços!

  3. Obrigada pelo link, já fiz download de todos os albuns!
    E desculpe a demora! Eu fui pra Russia 2 vezes, em 2009, fiquei uns 20 dias, e as fotos do blog são do ano passado, fui em agosto e fiquei 3 meses… Esse ano eu vou de novo, em junho, ficarei mais 3 meses ou se conseguir farei um curso de russo de 10 meses que começa em setembro, aí fico 1 ano! Ainda não está certo, mas tomara, gosto muito de lá e fiz alguns amigos muito queridos! 🙂
    Um abraço!

  4. Estarei em São Petersburgo em Julho também.
    Pessoal, vocês sabem a melhor localização da cidade para se hospedar? Alguem citou a região da rua Nevsky (Neve), boa para caminhar, mas o agito lá está no seu começo meio ou fim? Qual transporte pego do aeroporto até lá?
    Teriam dicas práticas para compartilhar, ajudando-me nesta viagem?
    Grata

    • oi sandy,
      hoje volto a postar no blog exatamente com um apanhadão de dicas de são petersburgo, assim como fiz com moscou. mas te adianto que nevsky nada tem a ver com neve (em russo sneg ou снег). a avenida nevskii, nevski prospekt, Невский проспект, tem esse nome em homenagem ao principe alexandr nevskii.
      como disse, mais tarde escrevo mais. fique de olho!
      abracos e obrigado pela visita

  5. Aguardo ansiosamente seu novo post.

    Fabyuri, minha primeira gafe já ocorreu antes da viagem!

    Não vou esquecer mais a origem da palavra que denomina a fomosa avenida de São Petersburgo.

    Preciso ler e estudar mais sobre a cidade, sua história e cultura.

    Alguma outra sugestão?

    Grata, abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here