Programas para não perder tempo nos metrôs russos

0
43
views

Andar no metrô de Moscou é uma aventura. Eu sofria nas primeiras vezes, me perdi e perdi tanto tempo que daria pra chegar no Japão. Mas me acostumei de tal forma que, mesmo quando passo muito tempo sem ir, não costumo sofrer muito, acerto o tempo direitinho e raramente erro as transferências.

Minha esposa, novata e não-falante de russo, fica sempre chocada com a facilidade de se perder, com os nomes das estações e sua quantidade, com a velocidade dos trens e, sobretudo, com a falta de versões em alfabeto latino.

Ano passado o meu camarada Oleg me deu uma technodica que eu adotei, mas acabei esquecendo de lascar aqui no blog. São uns programinhas para computador, celular, PDA e o diabo, que calculam a melhor e mais rápida rota pelo metrô. Você baixa, instala, joga o itinerário e voilá.

Uma outra opção um pouco mais prática são os sites em flash e java, que fazem a mesmíssima coisa. Em qualquer micro, você vai lá rapidinho e calcula. E pode acessar pelo celular também, claro.

Então, eu recomendo dois sites ótimos pra treinar e não se perder em seus tours por Moscou. Esse primeiro tem até versão em inglês, mas é lerdinho e feinho. Esse segundo aqui é completão, mostra os desenhos das linhas exatamente com as curvas no mapa da cidade. Mas é só em russo.

Se você quiser baixar uma versão java para seu celular, esse aqui eu usei lá, mas tinha um celular meio vagabundo. Também não sei se está atualizado, mas funcionou legal pra mim. Agora, se quer baixar para seu PC, o programa é o MMetro. Aqui tem instruções de como usar/baixar/instalar (e aqui tem um site para download alternativo). Tem os metrôs de Moscou, Kiev, Piter e Zhar’kov. Mas ó, tá tudo em russo.

Então, mesmo que você não esteja indo (agora) para Moscou, é legal baixar os programinhas e fazer uns tours virtuais. E dá uma certa inveja na gente, com nossos metrôs patetas… Ah, e se não conseguir instalar/baixar, é só me dar um toque que eu tento ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here