Quer estudar na Rússia? Pesquise essa ideia

8
180
views

Vira e mexe recebo releases da Aliança Russa, sobre vagas para estudantes brasileiros em universidades de lá. Lembro de um post como esse aqui, que recomendo a leitura. São 20 vagas para medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk, cujos cursos serão ministrados em inglês na Rússia.

Segundo o release da Aliança Russa, para esta turma, somente alunos com mais de 3 anos de estudos no idioma de Shakerspeare serão selecionados. Os escolhidos embarcarão em março de 2012. Sobre os custos, cito novamente a AR:

O valor cobrado por pessoa é simbólico por conta de uma política de incentivo a alunos estrangeiros adotada pelo governo russo. Em média, cada estudante desembolsa aproximadamente R$ 7 mil por ano em despesas entre curso e moradia, valor inferior ao de muitas universidades particulares no Brasil devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração do curso é de seis anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Ainda segundo a Aliança Russa, a Universidade de Kursk teria ‘um dos melhores programas de medicina do mundo’. Bom, como curioso que sou, fui buscar esses rankings. Esse blog aqui cita as cinco melhores universidades de medicina da Rússia. Já o ranking da Times, de 2009, lista as 50 melhores universidades de ciências de saúde e biomedicina.

E você pode ainda, por conta própria, examinar o site da Kursk State Medical University aqui. Nesse outro link aqui, você tem os contatos de todas as universidades de ciências médicas da Rússia. E, enfim, neste você tem o ranking das melhores universidades de medicina da Rússia de 2008 (em russo, mas Google Translate está aí para isso. Use e abuse!).

Quem quiser saber mais detalhes sobre os programas, como fazer, quem está apto, entre em contato com a Aliança Russa de Ensino Superior.

Av. Antônio de Souza Noschese, 373
Parque Continental – São Paulo – SP
Tel: + 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515
Fax: + 55 (11) 3854-2516
CAIXA POSTAL nº 67036 – CEP 05323-970 SP

E eu estou mesmo planejando uma materinha com eles faz tempo. Iria bater esse papo com a Carolina Telles, diretora, mas parece que ela teve um problema pessoal. Está na pauta. Ah, e se você conhece ex-alunos ou pessoas interessadas, iria ser bem legal compartilhar as informações, sobre como foi o processo de ida, como foi estudar lá e se conseguiu, realmente, revalidar o diploma aqui.

8 COMENTÁRIOS

  1. Uma das coisas que eu mais gostaria de saber é como funciona o curso de férias pela AR, porque, até hoje, não vi na internet ou conheci alguém que o tenha feito. Se nesse papo com a Carolina Telles sobrar um tempinho para perguntar como funciona esse curso, ficaria muito feliz em ler aqui no blog uma orientação a esse respeito. Minha área é Direito, o que torna impossível um intercâmbio como esse para a Rússia, porém, a paixão pelo país não me impede de ir para lá aprender a língua russa não é verdade? Aguardo ansiosamente outras postagens.

  2. Marianna, impossível porque? Pode se especializar em Direito Internacional.

    Sobre falar com alguém que já revalidou, não é possível ainda. A primeira turma de brasileiros não se formaram ainda. Se formam ano que vem.

    • Boas google@gmail.com (aliás, belo email. dá credibilidade),
      Pode-se especializar-se no que quiser, onde quiser, claro. O problema é o que fazer com essa especialização.
      E, até onde sei, há sim, muitos brasileiros formados em outros cursos da Aliança. Que, aliás, não trabalha só com medicina.
      Mas seguimos investigando. Pena que o amigo não está disposto a nos ajudar.
      Abraços!

  3. Caro Fabrício,
    aproveitando a deixa, saberia informar sobre cursos de língua russa na Rússia, no mesmo estilo que temos os de inglês nos EUA, Canadá, etc.?
    Obrigado e parabéns pelos posts sempre interessantes.

    • Fala Alan, tudo bem?
      Olha, são mutos e muitos. A maioria, caça-níqueis, como os dos EUA, Canadá e afins. Eu recomendo os do Instituto Púchkin e da MGU, em Moscou. São Petersburgo também tem dois, mas esqueci, rapaz. Vou pesquisar e depois te falo, ok?
      Abração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here