Reklama no Metrô: tem até reza eletrônica

2
47
views

Para nâo incorrer em pecado, essa eu confesso ter visto em outro blog. Embora não lembre qual. Pois bem, quem já andou pelo Metrô de Moscou sabe que, além de rápido, lotado, frenético, velho e, eventualmente perigoso, o trenzinho é também rico em poluição visual. Para quem está aprendendo russo, ótima chance para ler tudo e praticar. Para quem já sabe, uma boa chance de estudar costumes dos nativos.

Bom, tem a propaganda oficial, aquela vendida pela agência autorizada que cuida da publicidade estática nas dependências do subterrâneo, e tem aquela ‘piratex’. Ou seja, o sujeitão imprime um zilhão de papeizinhos, passa uma cola safada no verso e sai grudando tudo dentro dos vagões, quando ninguém está olhando. Bom, se alguém estiver olhando, o piratão solta alguns rublos e os fiscais olham ‘para lá’. Óbvio que, na calada da noite, já nos últimos minutos de operação, é comum ver as tias descolando tudo…

Bom, nessas folhinhas coloridas tem de tudo: penhor, ajuda para quem quer comprar tirar carta de motorista, aluguel de quartos por hora (humm… alguém adivinha para quê?), crédito, ajuda com registro, venda de passaporte, atestados médicos, ghost writers de teses acadêmicas… Enfim, de tudo mesmo. Mas, o que eu vi no tal outro blog e pude conferir ao vivo foi a reza eletrônica. Diz o anúncio ‘se você tem problemas e conta com uma reza, envie um sms e nós obrigatoriamente iremos rezar por você’.

Vai entender… Em todo caso, amém.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here