Repintando a Rússia: a milícia vai virar polícia

Aos poucos, alguns clássicos sinais do sovietismo vão sumindo. Agora, a intenção renomear a folclórica ‘Milícia’ russa para seu antigo nome, que nada mais é do que a nossa popular ‘polícia’. Aí, você vai ouvir um russo falar, certamente: ‘Palhaçada. Só falta agora repintarem a bandeira russa…’ Mas afinal, além de duas letras, qual a diferença?

Bom, com a palavra, o Aurélio:

Milícia – Qualquer corporação sujeita a organização e disciplina militares. Força militar de um país.  Vida ou disciplina militar. Congregação ou grupo militante;

Polícia – A corporação que engloba os órgãos e instituições incumbidos de fazer respeitar o conjunto de leis ou regras impostas ao cidadão com o fito de assegurar a moral, a ordem e a segurança públicas, e de reprimir e perseguir o crime.

Então, tem uma diferençazinha sutil nessa sopa de letrinhas. Enquanto a polícia tem um caráter mais republicano, a milícia goza de um papel social muito mais político. A milícia, além de policiar, também milita. Não à toa, ganhou esse nome durante os turbulentos anos da Revolução Bolshevique. Ou seja, além de fazer respeitar as leis, fazia também respeitar a doutrina político-filosófico-social que o novo estado soviético impunha a seus camaradas.

Deste modo, um miliciano – aliás, termo que a gente emprega pejorativamente aqui no Rio de Janeiro, em referência aos grupos armados fora-da-lei que dominam algumas comunidades – tem toda uma carga sóciopolítica por trás. Segue um código não-republicano e muitas vezes uma reprimenda social acaba ganhando caráter político, de acordo com a necessidade.

Teoricamente, uma polícia, atua de acordo com um código de leis prévio, promulgado por representantes eleitos e agindo de acordo com um sistema jurídico prestabelecido. Ou seja, atua na contenção do crime, na manutenção da ordem social e nas investigações processuais. Agindo sempre dentro da lei. Mas isso tudo é hipotético. A gente sabe que a polícia frequentemente se excede no ato de ‘policiar’. Afinal, o poder corrompe…

Então, a proposta do presidente Dimitri Medvedev, de renomear o órgão público responsável por manter a ordem tem dois objetivos: retirar o caráter político da ‘milícia’ e dar um novo ar – algo como uma jogada de marketing – para tentar melhorar a imagem desgastada e carcomida da corrupta força de segurança da Rússia. Hoje em dia, a ‘milícia’ se divide em duas por lá: a criminal, que, obviamente, cuida da criminalidade, das investigações e do sistema penal; e a ‘milícia de segurança’, que cuida da manutenção da ordem pública e do trânsito.

Lembro que, na Rússia, a polícia surgiu apenas no século XVIII, criada por Pedro, o Grande. E, curiosamente, além da manutenção da ordem, tinha também outras atribuições curiosas, como a limpeza das ruas, a retirada do lixo. Virou milícia entre 1917 e 1919 e até hoje mantém a ‘cara’ política. Mas muitos países da ex-União Soviética já ‘sumiram’ com suas milícias: Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Cazaquistão, Lituânia, Letônia, Estônia e Moldávia. O dia de sua fundação, 10 de novembro de 1917, é comemorado até hoje como o ‘dia da milícia’.

Para ler mais sobre o projeto de lei que reforma as forças da lei na Rússia, você pode ir ao site zakonoproekt2010.ru. Está tudo lá. A RIAN também fez um pequeno ‘panorama’ do que cada órgão faz.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Uma resposta para “Repintando a Rússia: a milícia vai virar polícia”

  1. FolibSid disse:

    Aha, now I am clear … And that at once not so that and haven’t understood where here communication with heading …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Incêndios, calor, fumaça: entenda como a Rússia virou um inferno

Vivo resistindo a fazer posts sobre calor e fumaça. Primeiro, quase todo ano tem calor e fumaça na Rússia. Segundo,...

Fechar