Revolucionários das calçadas fazem justiça com as próprias mãos

0
41
views

Fazer justiça no trânsito é nosso sonho. Pois é, na Rússia, eles estão fazendo. Contra os animais que param o carro em qualquer lugar, a qualquer hora, e como querem. Como acabei de falar nisso, alguns posts atrás, lembrei da campanha do ‘Nashi’, do camarada ativista Simeon.

Em linhas gerais, eles têm um puta adesivo chato de tirar, gigantesco, que colam nos carros que estão parados bisonhamente pelas ruas de Moscou, São Petersburgo e outras grandes cidades por toda a Rússia. E nele está escrito ‘Mne plevat’ na vseh. Parkuyus’, gde hochu’. Algo como ‘Estou cagando para todos. Estaciono, onde quero’.

   

Pois bem. É claro que ninguém, a não ser os pedestres injustiçados, está gostando da campanha. Primeiro, o movimento ‘Nashi’ não é lá muito bem visto. Tem ações radicais, muitas vezes ultranacionalistas, ofensivas e invasivas. Embora, algumas vezes, eticamente corretas. Segundo, bom, ter um adesivo desses colado no seu carrão é um estorvo. Principalmente quando todo mundo para assim e você é o ‘sorteado’ (já que vai faltar adesivo pra tanta lambança). Terceiro, bom, como a gente bem sabe desde as aulas de física, toda ação radical leva a uma ação radical.

Foi o que aconteceu uma semana atrás, em São Petersburgo. Um dos ‘Nashi’ – que, aliás, significa ‘nossos’ – viu um carro oficial parado, na diagonal, sobre a calçada, na esquina e travando uma subida de cadeira de rodas. O rapaz não pensou duas vezes. Furou a campanha, que deveria começar lá dois dias depois do incidente, e tascou o adesivão no vidro do ‘apparatchik’. O sujeito não gostou e, armado, deteve o rapaz.

A turma dos ‘Nashi’, então, resolveu apelar para a governadora de São Petersburgo, Valentina Matvienko, para tentar uma clemência para o rapaz. Até agora, nada foi ouvido da encarregada. E também nenhuma punição foi dada aos servidores que deram um péssimo exemplo.

Bom, o fato é que iniciativas como essa, dos ‘Nashi’, acontecem há algum tempo. Desde as mais radicais, como desmontar o carro parado na porta da sua garagem ou pichá-lo, até simples adesivos com cola forte, estão sendo utilizados. Vira e mexe, nos blogs de amigos e de amigos dos amigos, vejo fotos de estacionamentos inacreditáveis. De agora em diante, prometo postar alguns cá.

Dá uma olhada nos vídeos. Sério, juro que fazia tempo que não ria tanto. O comédia é a reação dos moleques. Sempre que alguém reclama dos adesivos e manda tirar, eles vão e colam um segundo.

Mas olha, espero que, sinceramente, nós nunca cheguemos a esse ponto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here