Rússia nas prateleiras: 3 grandes lançamentos literários

Essa semana estamos muito culturais. Hoje é dia de dar três dicas de literatura memoráveis. Tem o badalado ‘Guerra e Paz’, Tolstói direto do russo da Cosac Naify, tem a  ‘Nova antologia do conto russo’, da 34 e tem o ‘Teatro Russo – Literatura e Espetáculo’, da Ateliê Editorial.

O primeiro todo mundo conhece, acho que tem pouco a ser falado. ‘Guerra e Paz’ é um clássico dos clássicos da literatura mundial. E agora ganha uma tradução – que deve ser a definitiva – em português, direto do russo, pelo Rubens Figueiredo, que vive seu momento popstar, dando entrevistas e aparecendo em tudo quanto é canto. E, cá para nós, ele merece. Demorou três anos para traduzir as dezenas de centenas de páginas. E sabe lá quanto tempo demorou para amadurecer sua ‘tostoiedade’ para encarar de cabeça o desafio.

O resultado é esse aí: um livro lindão, caprichado, bem caro, é verdade (são quase R$ 200 a menos no seu orçamento), mas o prazer de ler um livro histórico, numa tradução caprichada, sem as capenguices que imperam em nossa lingua desde as versões ‘halperinescas’, compensa. E, para contextualizar, confira a entrevista de Rubens para a Revista Época aqui, bem como tantas outras informações – como um pouco de como funcionou o processo de edição, no blog da Cosac Naify.

O segundo lançamento é, para mim, o mais interessante, pois trata-se de material inédito. É a ‘Nova antologia do conto russo’, parceria da Editora 34 com o professor do setor de russo da USP, Bruno Gomide. ‘Quarenta autores, quarenta contos, duzentos anos da melhor prosa russa reunida em um único volume’, ou seja, tudo de mais legal da literatura que a gente mais gosta está aqui: Púchkin, Gógol, Dostoiévski, Turguêniev, Tchekhov, Tolstói, Górki, Pasternak, Bábel e Nabókov, mas também vários outros menos conhecidos, porém igualmente importantes — Gárchin, Odóievski, Saltikov-Schedrin, Katáiev, Grin, Chalámov, Kharms, Platónov. Alguns nunca publicados no Brasil, que a gente não conhece. Diversão na certa!

O livro foi batizado de ‘Nova Antologia’ em referência à publicação em dois volumes de 1961 (salvo engano…), chamada de ‘Antologia do Conto Russo’, que trouxe ótimos textos dos grandes russos e se tornou referência. Prometo que vou voltar a falar dessa ‘Nova Antologia’ mais adiante, pois acho que ela realmente merece. Por ora, adianto que tenho uma pontinha de satisfação pessoal e orgulho de estar ali, estudando com esse povo tradutor, como os professores Bruno, Noé Silva e Fátima Bianchi, além de ver que bons alunos já produzem coisas de qualidade, como a Natalia Marcelli de Carvalho, para não citar outros. Enfim, recomendo fortemente!

O terceiro é uma leitura obrigatória para a turma que curte teatro e artes cênicas em geral. ‘Teatro Russo – Literatura e Espetáculo’, das professoras da USP Elena Vássina e Arlete Cavalieri traçam um panorama geral da história e da estética da velha arte dos palcos na Rússia, ‘tais como a arte do ator e a do encenador, a função do diretor, o papel do dramaturgo e do texto literário,  a criação do cenógrafo e do coreógrafo na estruturação do texto cênico’.

Ah, mais uma vez, lembro que este humilde blog NÃO recebe, infelizmente, livros de ninguém, nem muito menos ‘um por fora’ para fazer divulgação, hein. Espalho aqui boas iniciativas culturais que, certamente, vão acrescentar algo às nossas vidas. Mas se vocês quiserem deixar uma caixinha pra ajudar a quitar o crediário de ‘Guerra e Paz’, fiquem à vontade!

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


4 respostas para “Rússia nas prateleiras: 3 grandes lançamentos literários”

  1. Nicolas disse:

    Rs, manda email para as editoras pedindo na cara de pau, man.

    Vejo blogs ganhando livros a rodo só pra fazer pequenos reviews deles, fazendo um grande favor para as editoras, que vêem suas vendas crescerem.

    Pede mesmo, você está escrevendo de boa vontade, mas não custa nada juntar o prazer a utilidade.

  2. Nicolas disse:

    E se mandarem mais de um, favor sortear com preferência a seu nobre amigo aqui =)

  3. Beto Gomes disse:

    A Antologia do Conto Russo lançada pela Editora Lux na década de 60, sob orientação literária de Otto Maria Carpeaux e Vera Newerowa, foi composta por 9 volumes. Nada dessa magnitude sob esse tema foi lançado no Brasil após isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Evento traz a Escola de Semiótica Tártu-Moscou a SP

Ainda no clima agenda cultural, a USP vai promover amanhã e depois, dias 21 e 22, o Seminário Acadêmico Internacional...

Fechar