Rússia oferece vagas para estudantes brasileiros

Ontem recebi um release – que aliás recebo todo ano – informando sobre a abertura de cursos para brasileiros na Rússia, pela Aliança Russa de Ensino Superior. Seriam 85 vagas, em oito especialidades (química, biologia, física, medicina, relações internacionais, engenharia e direito internacional), em universidades espalhadas por todo o país. O prazo é curto, até 30 de julho, mas a concorrência não deve ser lá muito acirrada.

Não conheço alguém que tenha ido estudar lá pela ARES – aliás, se você tiver estudado lá e por acaso topar com esse blog, entre em contato -, portanto, não posso opinar sobre o programa. O que sei é que todo e qualquer intercâmbio com a Rússia tende a ser problemático. Salvo exceções, sempre dá dor de cabeça no início, foi assim antes de mim, depois de mim e, bem, durante mim. Caso você realmente esteja interessado, o que sugiro é: paciência. Evite ir para lá sem saber patavinas de russo. Por mais que garantam que o conhecimento da língua não é obrigatório, tenha em mente que você está indo para um país absolutamente diferente do nosso, que até outro dia prendia quem falava inglês pelas esquinas. Então, se for o caso, estude um aninho aqui e depois zarpe para sua aventura.

Outra dica crucial é converse com quem já estudou lá ou com quem mora lá. Isso é muito importante e vai te preparar para o inverno/língua/receptividade/mutretas. Não vá às cegas. As coisas ficam muito, mas muito difíceis. Se, de acordo com as agências de intercâmbio, o índice de retorno de alunos que vão estudar em países como EUA, França e Canadá bate os 50%, imagine em lugares como a Rússia…

Tenha tudo, mas tudo, por escrito. Assinado. Sacramentado. E, se possível, gravado. É praxe mudarem tudo quando você chega por lá. Então, se garanta. Outra dica fundamental é com relação ao visto. Existem mais de 20 tipos de visto para brasileiros, então, tenha cuidado de pedir um visto que valha por muito tempo e/ou possa ser renovado DENTRO da Rússia. Eu, por exemplo, peguei o visto errado e fui aconselhado a dar uma voltinha na Finlândia, para receber um novo. Claro que existem meios “não-oficiais” e mais rápidos para resolver isso, mas, infelizmente, isso custa alguma coisa…

Os preços das faculdades na Rússia são muito inferiores aos da Europa ocidental. E o ensino, muitas vezes, superior. Entretanto, tenha em mente que a faculdade no Brasil é um playground se comparado à da Rússia. Eles são duros, ríspidos e a cobrança é fortíssima. Esteja preparado para mostrar seu melhor futebol e jogar sério.

E a notícia boa para quem está indo agora é que, a partir de 2010, os diplomas russos – NEM TODOS ELES – vão passar a valer em toda a União Europeia. Mas cheque antes. Muitos diplomas viraram “jogo americano” ou forraram gaiola de passarinho, já que não valem nada e obter validação no Brasil é missão impossível.

Eu recomendo fortemente estudar na Rússia. Mas recomendo muita informação com muita antecedência. Isso vai fazer com que você não cometa muitos dos erros que eu – e muitos outros – cometemos.

Ah, os contatos para quem quiser saber mais sobre o programa estão aqui, via “O Globo”, ou aqui, direto no site deles.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


2 respostas para “Rússia oferece vagas para estudantes brasileiros”

  1. […] Russa, sobre vagas para estudantes brasileiros em universidades de lá. Lembro de um post como esse aqui, que recomendo a leitura. São 20 vagas para medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk, cujos […]

  2. fdsfsdf disse:

    Some directories have default descriptions for particular categories. Therefore, given that marketing is so to speak at the core of any business, if you want to sell well, you have to advertise well, and you can do this on the internet, given it is the best means to help you achieve your goals to this effect due to its massive exposure and incessant expansion. You might have tried some of these but not been able to find what you were looking or found that the returns they found were not relevant to the subject for which you were searching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Dona Irene – um pedacinho da mesa russa no Rio

No último sábado, em busca de uma comidinha russa, partimos para Teresópolis, de olho na típica mesa russa do restaurante...

Fechar