Russian Force 1 no Twitter

1
105
views

Resumo os trabalhos com uma curiosidade que eu tinha. A gente sabe muita coisa sobre o ‘Air Force 1’, o famoso avião do presidente dos EUA, e mais ainda sobre o ‘AeroLula’, o airbus que nosso líder encomendou anos atrás. Mas nunca tinha visto nada sobre o ‘Борт №1 России’, ou o avião presidencial da Rússia. Hoje, Medvedev postou uma foto em seu twitter, antes de partir de Petropavlovsk-Kamchatsky.

Trata-se de um Ilyushin Ил-96-300-ПУ, de fabricação russa, e foi entregue em 2003 para o então líder Vladimir Putin. E, se você pensou que o ‘PU’ da sigla tivesse referência a Putin, se enganou (ou não…). O ПУ significa пункт управления (algo como ‘posto de comando’). Custou, segundo dados extra-oficiais, 60 milhões de dólares, pouco mais que os US$ 57 que o ‘Aerolula’…

O Ил-96-300-ПУ teve seu interior projetado pela tradicional companhia britânica Diamonite Aircraft Furnishings, que recrutou especialistas em arte, manipulação de metais e joalheiros de Sergeev Posad. Dentro do avião, são três bares, quartos para o presidente e convidados, gabinete com 10 metros quadrados e um bocado de luxo.

Sobre os equipamentos de segurança, não consegui achar muita coisa. Apenas uma blindagem especial, que seria resistente a pulsos eletromagnéticos e algum tipo de blindagem contra armas químicas e até um certo nível de radiação. A autonomia, obviamente, também não deve ter sido divulgada.

O ‘A’ da frota aérea russa é, geralmente, o Ил-96-300-ПУ. Mas outros aviões também são usados pelo presidente do país, tais como Як-40, Ту-134, Ту-154М e o reserva oficial, o Ил-62. Há ainda outros 40 aviões e helicópteros de variados portes no pátio aéreo do governo.

Você pode ver mais algumas fotos do interior luxuoso do avião aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here