São Paulo recebe Tolstoi e seu legado

0
40
views

Essa é para quem curte literatura e seu desenrolar. De 14 a 17 de setembro, o CCBB de SP vai receber o Seminário ‘O Legado de Lev Tolstói para o Século XXI’. O destaque vai para o trineto do escritor, Vladimir Ilitch Tolstoi, que é um dos convidados e vai abrir os trabalhos, no dia 14. E, para mediar esse bate-papo, ninguém melhor que a professora de Literatura Russa da USP, Elena Vássina (aliás, a quem tive o prazer de conhecer algumas semanas atrás!).

Tolstoi - por Leonid Pasternak

Fiquei sabendo do evento com a colega Luiza, que criou esse blog legal para ajudar a contextualizar os futuros participantes. E pouca coisa atrai tanta gente para a Literatura Russa – e para a Literatura em Geral – como Lev Tolstói. Se você quiser chamar de Leão Tolstói, também está valendo. ‘Guerra e Paz’, ‘Anna Karenina’, ‘A Morte de Ivan Ilitch’, ‘Ressureição’… Como não se envolver com pelo menos um desses gigantescos clássicos?

Ah, e também estarão presentes no evento Pavel Basinsky, cuja ficha diz ‘escritor e crítico literário russo, ganhador de importantes prêmios literários, membro do júri do Prêmio Literário “Iásnaia Poliana”/ Lev Tolstói, e Igor Vóguin. Desse eu posso falar. É um monstro da Literatura e do pensamento literário contemporâneo. Pesquisador, escritor, professor, o cara é fera. Assisti a palestras e aulas dele em Moscou, e sempre saí dessas confuso e chocado. Se eu pudesse optar por um dia, assistiria ao Voguin, embora todos os dias sejam imperdíveis. Tem umas aulas/palestras dele (sobre Dostoievski em sua maioria) no YouTube, dá uma conferida:

É um daqueles eventos que, se você puder dar uma conferida, sem dúvida vai ser muito interessante. Endereço do CCBB-SP é Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Maiores informações: 11 3113.3651 e a entrada franca. Ah, e dá uma conferida no blog do evento também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here