Semana de Filmes Russos no Brasil: veja programação e trailers

8
529
views

A programação Semana de Filmes Russos, realizada no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, me surpreendeu. O evento ganha relevância e peso com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia, e dá ao público brasileiro a oportunidade de assistir aos mais importantes filmes russos dos anos de 2012 e 2013 – obras muito diversas, que vão de sucessos de bilheteria a filmes de baixo orçamento, e alguns deles premiados em festivais nacionais e internacionais.

semana filmes russos

Para o evento no Brasil, a delegação russa vinda especialmente para a mostra é composta por 23 pessoas, entre diretores, produtores e atores, além de críticos e teóricos do cinema, liderados por Sergey Novozhilov, Secretário da União de Cineastas da Federação Russa.

Lembro ainda que Moscou sedia, anualmente, um já tradicional Festival de Cinema Brasileiro, que sempre atrai um bom público. Em sua sexta edição, realizada em outubro, o evento destacou filmes como “Gonzaga”, “Era uma vez eu, Verônica” e “De Pernas para o Ar”.

Alguns dos filmes já não são tão novos – e podem ser baixados em torrents e vistos no YouTube. Mas é sempre muito legal poder conferir na telona – e com as legendas em português, eventualmente, né? Pessoalmente, gosto muito de “Metrô”, “Amor com sotaque” e “Redenção”. Dos curtas, “História de Banheiro” é imbatível, além das animações – todas são imperdíveis (incluindo algumas indicadas ao Oscar)!

Seguem as informações gerais sobre o evento:

Rio:
Abertura 25 de novembro no Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241
Mostra de 24 a 30 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316

Brasília:
Mostra de 27 de novembro a 4 de dezembro, no Espaço Itaú de Cinema, STSGCV s/número, Lote 22, Loja âncora 3A, 2.º  pavimento, Guará

São Paulo:
Mostra de 28 de novembro a 5 de dezembro, no Espaço Itaú de Cinema, Rua Augusta, 1.475, Cerqueira César

Confira os filmes que estão na programação, com alguns dos traileres e nomes no original (caso você resolva conferir no YouTube ou catar nos Torrents [não botei os de curtas, já que estraga a surpresa, né?]). E fique atento para os dias e horários!

Longas:

LENDA 17 (Легенда №17)
Direção: Nikolay Lebedev – Rússia – 134 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Drama
Sinopse: O histórico torneio de hóquei no gelo entre as seleções da União Soviética e do Canadá em 1972 revelou ao mundo uma grande estrela, o lendário camisa 17 Valéri Kharlamov, que garantiu a vitória triunfal dos russos por 7 a 3 e marcou o começo de uma nova era neste esporte.

MEU PAI BARYSHNIKOV (Мой папа Барышников)
Direção: Dmitry Povolostsky e Mark Drugoy – Rússia – 87 min – 2011 – 14 anos
Gênero: Comédia dramática
Sinopse: No começo da Perestróika, na União Soviética de 1986, o menino Borya estuda balé clássico e descobre um segredo chocante: é filho do lendário dançarino Mikhail Baryshnikov.

UM JOGO DE HOMENS E MULHERES (Мужская женская игра)
Direção: Maria Makhanko – Rússia – 86 min – 2011 – 14 anos
Gênero: Comédia
Sinopse: Para vencer a licitação para a construção de um estádio, uma construtora é obrigada a usar suas funcionárias para formar um time amador de futebol feminino. Tudo porque o chefão da empresa solicitante tem duas paixões na vida: mulheres e futebol.

SUBTENENTE ROMASHOV (Подпоручикъ Ромашовъ)
Direção: Igor Chernitskiy – Rússia – 140 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Drama
Sinopse: No conservador exército da Rússia czarista, o subtenente Romashov defende os soldados oprimidos pela tirania dos comandantes e luta pela honra da mulher amada.

AMOR COM SOTAQUE (Любовь с акцентом)
Direção: Rezo Gigineishvili – Rússia – 100 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Comédia romântica
Sinopse: Filme sobre o amor maduro, cheio de paixão e fortes emoções. Aventuras românticas de duas pessoas bem diferentes, no encantador cenário da Geórgia.

JUDAS (Иуда)
Direção: Andrey Bogatyrev – Rússia – 107 min – 2013 – 14 anos
Gênero: Drama
Sinopse: Versão alternativa dos eventos bíblicos, em que o ladrão Judas se arrepende do ofício, segue o Cristo, tem sua interpretação própria dos ensinamentos dele e por isso se desentende com os demais apóstolos.

REDENÇÃO (Искупление)
Direção: Aleksandr Proshkin – Rússia – 123 min – 2011 – 14 anos
Gênero: Drama histórico
Sinopse: Numa cidade do sul da Rússia, no primeiro ano do pós-guerra, o amor, o ódio, virtudes e defeitos se cruzam no esforço de retornar à vida normal depois da grande tragédia que foi a Segunda Guerra Mundial.

METRÔ (Метро)
Direção: Anton Megerdichev – Rússia – 132 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Terror
Sinopse: A vibração provocada pelas obras de construção civil no centro de Moscou faz um túnel de metrô rachar e ser invadido pelas águas do rio Moscou, ameaçando a vida dos passageiros de um trem e até a cidade inteira!

 

Curtas e animações:

MENINA BOBA (Silly Girl)
Direção: Zoya Kireyeva – Rússia – 7 min – 2006 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: O amor simples de uma menina diferente.

ALMA DE PESCADOR (The Soul of the Fisherman)
Direção: Vlasdislav Bayramgulov – Rússia – 10 min – 2006 – 14 anos.
Gênero: Animação
Sinopse: Uma história de como o amor pelas sereias faz os pescadores perder a alma.

ALTOS E BAIXOS – 2 partes (High and Low)

1. HISTÓRIA DE UM BASE-JUMPER (Base-Jumper Story)
Direção: Anton Kalyuzhny – Rússia – 28 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Documentário
Sinopse: História autobiográfica do diretor.

2. PONTE PARA LUGAR NENHUM (Bridge to Nowhere)
Direção: Anton Kalyuzhny – Rússia – 26 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Documentário
Sinopse: Causas e consequências do paraquedismo e do base-jumping.

TORTA PROIBIDA (Forbidden Pie)
Direção: Roman Kazacov – Rússia – 6 min – 2009 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: Uma divertida história sobre a grande tentação de assaltar a geladeira e provar a torta feita por mamãe.

SOZINHO EM CASA (Alone at Home)
Direção: Oleg Uzhinov – Rússia – 7 min – 2009 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: 21.º episódio da famosa série de animação “Masha e o Urso”.

NOME PRÓPRIO (Name of Girl)
Direção: Igor Gelashvili – Rússia – 13 min – 2005 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: História baseada num conto folclórico dos Urais. Uma raposa tenta capturar uma menina para garantir o seu almoço. Porém, as coisas não acontecem como planejadas…

AVISO DE TEMPESTADE (Storm Warning)
Direção: Aleksandra Shadrina – Rússia – 7 min – 2010 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: Duas pessoas são surpreendidas por um forte sentimento. Um amor agravado por condições meteorológicas adversas.

LEI DA VIDA (Life’s Law)
Direção: Rishat Gilmetdinov – Rússia – 10 min – 2008 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: O velho chefe da tribo está com seus dias contados, mas ainda há tempo para refletir sobre o passado.

PESCARIA (Fishing)
Direção: Robert Def – Rússia – 27 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Suspense
Sinopse: Dois casais jovens e descontraídos vão de carro para uma pescaria levando uma droga proibida. Apanhados pela polícia, começam uma nova e pesada aventura.

BORIS (Boris)
Direção: Nikolai Burlak – Rússia – 21 min – 2012 – 14 anos
Gênero: Drama
Sinopse: A história de Boris, um rato branco que vive na Rússia na década de 80, quando o país passa por uma terrível recessão.

HISTÓRIA DO BANHEIRO (Love Story)
Direção: Konstantin Bronzit – Rússia – 10 min – 2006 – 14 anos
Gênero: Animação
Sinopse: Uma trivial história de amor que acontece no lugar mais impróprio.

8 COMENTÁRIOS

  1. Wonderful merchandise from a person, man. Khmer Humourous ? Somnangblogs I have understand the stuff earlier than and you’re just very wonderful. I actually like what you’ve acquired here, certainly like everything you are declaring and the way in which you declare it. You allow it to be entertaining and you still take care of to retain it clever. I can’t wait to read far much more from a person. This is really a great Khmer Funny ? Somnangblogs data.

    • Boas meu amigo,
      Rapaz, eu simplesmente não consigo mais atualizar o blog. Tá tudo pronto, relatos, fotos, vídeos, fiz uns textos sobre Ucrânia, mas cadê tempo? Tou terminando o mestrado e meu segundo filho acabou de nascer… Mas um dia eu volto, cara!
      E obrigado por sempre lembrar!

  2. Beleza, Fabrício.
    Bem, antes de tudo, parabéns, porque será pai. E pela segunda vez. Eu serei pela primeira. Minha esposa está esperando… uma девушка! Sou fã do seu blog, até porque inexiste algo do gênero na língua portuguesa. Pode até não ser o único, mas certamente é o melhor. E como a coisa está pegando na Ucrânia, país absolutamente vital para a Rússia, tenho muito curiosidade de saber o que um expert em Rússia – e você é, não venha com modéstia – pensa a respeito disso tudo. Na minha opinião, é absolutamente insuportável e indecente a campanha da mídia corporativa americana contra a Rússia nestes últimos meses. Se em Sochi, as coisas foram tensas, agora então, declararam guerra de vez. Mas, no fim, vão perder. Enfim, quando sobrar um tempinho posta aquilo que mencionou lá em cima, Fabrício.
    Abração.

    • Boas Felipe,
      Rapaz, obrigadão pelas palavras. E um enorme parabéns pela herdeira! Tua vida vai mudar para melhor. Saúde, paz e muita felicidade pra família!
      Olha, estou mesmo com os dedos coçando pra escrever algo sobre isso – minhas abobrinhas, enfim. Estou colaborando com um monte de gente boa, em algumas redações por aí, pra ver se melhoramos o nível. Esses dias, por exemplo, pouco se falou sobre a marcha pela paz em Moscou…
      Mas vamos ver. Acabando minha dissertação, volto com tudo ao blog!

  3. Tropecei hoje acidentalmente neste blog e adorei 🙂
    Equilibrado, honesto e interessante.
    Adorei

    Deixo apenas uma sugestão. Na secção Links para entender reparei que esta lá um link para o blog DaRussia. O Milhazes não é uma pessoa séria e não se lhe deve dar crédito e falo assim para não dizer que é um mentiroso compulsivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here