Sobre o brinde em russo: на здоровье?

4
1348
views

Outro dia estava discutindo com um amigo russófilo. Por que, afinal de contas, a russaiada cheia de modos ensina a gente a dizer ‘на здоровье’ à mesa, durante os brindes, ao beber vodka. Eu acho que NUNCA ouvi um russo brindar com ‘на здоровье’. Só quando quer posar de educadinho ou tem convidado ‘russo velocidade 1’ em casa.

Já ouvi uma catalada de brindes, com palavrão, sem palavrão, brinde religioso, brinde bilíngue, trilíngue, com putaria, brinde xiita, neonazi e GLS. Mas, assim, espontaneamente, ‘на здоровье’, nunca. Aí bookmarquei esse post que reproduzo abaixo, do blog do maluco do Tema. Perfeito. Hoje lembrei disso, ao fuçar as garrafas de vodka sob minha pia.

Когда иностранец спрашивает, что говорят русские перед тем как выпить, держа стопки в руках, ему отвечают: “На здоровье!”

Но русские никогда не говорят “На здоровье”, чокаясь. “На здоровье” говорят в ответ на “спасибо”.

За столом в России говорят “Ебнем!”, “Жахнем!”, “Поехали!”, “Начали!”, но никак не “На здоровье!”.

Кто придумал, что в России говорят Na Zdorowie? Откуда эта хуйня пошла? Почему так учат иностранцев?

Para ler o debate que isso gerou, vai lá no post do Tema, que fala disso. Hilário. O senso de humor dos caras é ótimo.

Ah, e se você acha que beber vodka é só… beber, lamento muito. Né não. Vou preparar a etiqueta da vodka pra postar aqui, nos próximos dias. É uma ciência complexa, uma tradição milenar, praticamente um ritual.

4 COMENTÁRIOS

  1. «На здоровье» era o que a moça da «столовая» dizia-me cada vez eu pagava a minha refeição no caixa.

    No “tost” normalmente eu brindava em russo e os meus amigos russos brindavam em português. 🙂

    — Ваше здоровье!
    — A sua saúde!

  2. Bom, eu começava os brindes com 2 ou 3 palavras. Depois de uns 5 ou 10, dependendo do assunto, poderia ser uma poesia ou um desfile de мат, dependendo dos companheiros.

    Minha prolixidão sempre combinou com os excessos… 😀

  3. Cada mesa na Russia brinda a seu modo. Por exemplo, na cidade de Kazan os estudante da universidade KAI- Instituto de Aviação de Kazan e todos que passaram por ela fazem o primeiro brinde à aviação , segundo às BELAS DAMAS, terceito à saúde … Outras mesas brindam primeiro ao encontro depois à saúde. Há muitas variações o que n se pode fazer é deixar de brindar.

    • Olá Elya,
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Eu concordo em quase tudo contigo. Só discordo quando vc diz que o uqe n se pode fazer é deixar de brindar. Eu acho que o que não se pode fazer é deixar de beber, sobretudo com pessoas queridas! 😀
      abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here