Stalin faz ‘aparição relâmpago’ em Voronezh

De vez em quando, trazem de volta “papai” Stalin do túmulo. E agora que a fila andou, é a vez dos comunistas de Voronezh, uma cidadezinha no sudoeste da Rússia, quase na Ucrânia, fazerem as honras de ressuscitar o polêmico ex-líder. Assim, dez outdoors foram espalhados pela cidade, para homenagear o georgiano mais famoso do mundo por seus 130 anos.

O objetivo dos comunas era lembrar cada morador da cidade sobre o “quão grandioso” foi o “generalíssimo” e de “seus préstimos ao estado”. Isso sem contar o slogan dos “retratos”: “A vitória estará conosco”. E para isso, não mediram esforços e gastaram quase 80 mil rublos (algo em torno de 2 mil euros).

Mas as autoridades locais não gostaram nada da reminescência histórica e consideraram isso um “escândalo”. Diante da pressão da opinião pública, tiveram que arrumar uma brecha na lei para se livrar dos “enfeites”. E não demorou muito. Sob a alegação de “propaganda indigna”, já se livraram de todos os 10 outdoors. E agora ameaçam cassar a licença da agência de publicidade que participou da ação.

“Trata-se de uma atitude que não se encaixa no perfil. Não é uma propaganda, não é estatal, não é social, não é nada, logo não pode ocupar espaço destinado a isso. Então, retiramos tudo”, declarou o chefe do departamento de publicidade de Voronezh, Sergei Bobrovnikov, ao canal 5, que ainda faz uma gracinha com o ex-líder, o chamando de “gost’ iz proshlogo” ou “convidado do passado”.

Em tempo: o aniversário do “líder de todos os tempos e povos” acontece só em dezembro, no dia 18. Em época de crise profunda, é fácil prever que, daqui até lá, teremos muita agitação.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Uma resposta para “Stalin faz ‘aparição relâmpago’ em Voronezh”

  1. João Dalvi disse:

    Quer dizer, propaganda para ganhar dinheiro pode, propaganda política não pode? Interessante. Se Stalin foi realmente esse monstro que ensinam nas escolas, porque gastar tanto dinheiro para censurar os que tem outra visão do incontestável grande líder soviético? Porque tanto medo de sua imagem, passados tantos anos de sua morte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Ar-condicionado vai se espalhando pelo metrô

Enfim, começam a circular amanhã, dia 1 de julho, os vagões com ar-condicionado na linha anelar (ou circular) do Metrô...

Fechar